Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Áustria e Croácia criam ‘prazo de validade’ para certificados de vacina de turistas

O país é conhecido por mesclar muitos aspectos da cultura alemã com peculiaridades locais (Foto: Rail Europe)

A Croácia definiu período máximo de validade para o status de vacinação dos viajantes internacionais no mês passado. A Áustria fez o mesmo esta semana

Áustria e Croácia instituíram novas regras para viajantes internacionais, estipulando um “prazo de validade” para os certificados de vacinação contra Covid-19 de seus visitantes. Agora, aqueles que dependem do certificado de vacinação para entrar em um dos dois países, o que se aplica a nações de fora do bloco europeu, como o Brasil, devem ter recebido sua dose final da vacina não mais do que 270 dias antes de sua visita.

A Croácia foi a primeira a definir um período máximo de validade para o status de vacinação dos viajantes internacionais em um anúncio feito no mês passado. A Áustria fez o mesmo esta semana, estabelecendo o mesmo prazo de nove meses para a aceitação dos certificados de vacinação dos visitantes, o que mostra a necessidade de uma dose de reforço, inclusive já confirmada por algumas unidades federativas no Brasil.

A mudança segue o surgimento de evidências de que a eficácia das vacinas atuais diminui com o tempo, especialmente se for relacionada a variante Delta. Embora as doses de reforço não façam parte dos planos de imunização neste momento de grande parte dos países, a suposição é que, se os viajantes recebessem uma dose de reforço, o prazo de “validade” da vacinação seria redefinido ou, em outras palavras, estendido por mais 270 dias.

Receba nossas newsletters