Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Braztoa: Maceió e Orlando lideram preferências dos brasileiros no primeiro semestre do ano

maceio jonathan lins secom Braztoa: Maceió e Orlando lideram preferências dos brasileiros no primeiro semestre do ano

Maceió, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro dividem o primeiro lugar do Top 3 destinos mais vendidos no mercado brasileiro ao longo do primeiro semestre de 2023 (Jonathan Lins/Secom)

Maceió, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro dividem o primeiro lugar do Top 3 destinos mais vendidos no mercado brasileiro ao longo do primeiro semestre de 2023, conforme o Boletim Braztoa, que foi lançado nesta terça-feira (22). Em segundo lugar figura Porto Seguro, seguido por São Paulo, que fecha o pódio.

“Com esses dados, vemos que o brasileiro está buscando também o turismo Cultural, e não somente o de Sol & Mar, e a presença de São Paulo no ranking demonstra isso. É interessante também, ver que Maceió, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro dividem a mesma posição”, observa Fabiano Camargo, presidente da Braztoa.

“Com esses dados, vemos que o brasileiro está buscando também o turismo Cultural, e não somente o de Sol & Mar, e a presença de São Paulo no ranking demonstra isso”

O levantamento também apontou os destinos em ascensão, tendo como destaque Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Campos do Jordão, em São Paulo; Manaus, no Amazonas; Mata de São João, na Bahia; São Miguel dos Milagres, em Alagoas e Trancoso, na Bahia.

As compras têm sido feitas com até três meses de antecedência (40,3%), mas há também uma parcela grande de pessoas que viajam no mesmo mês da aquisição do bilhete (19%); os que se planejam com 3 a 6 meses antes da data do embarque (17,7%); quem se planeja de 6 a 9 meses antes (14,6%); e quem leva mais de 9 meses se planejando (8,4%).

Vale destacar, que dentre os produtos mais comercializados, estão a Experiência Completa (36,95%); só Hotel (27,82%); só Terrestre (15,82%); Cruzeiro (8%); Outros (6,95%); e somente Aéreo (4,45%). Além disso, o seguro-viagem está em 30% das vendas.

Destinos Internacionais

Freysteinn Jonsson Unsplash Orlando Florida Braztoa: Maceió e Orlando lideram preferências dos brasileiros no primeiro semestre do ano

O Top 3 mais buscados internacionalmente é composto por Orlando e Lisboa dividindo o primeiro lugar (Freysteinn Jonsson/Unsplash)

O Top 3 mais buscados internacionalmente é composto por Orlando e Lisboa dividindo o primeiro lugar; Buenos Aires e Paris, no segundo; e Dubai e Santiago, no terceiro.

“Dubai, que era um destino de parada, agora de mostra como destino final, ou como um local para fazer um stopover mais longo, visto que a Emirates foi uma das primeiras companhias aéreas, durante a Pandemia de Covid-19, a voltar a operar, fator que contribuiu para a consolidação do destino no interesse do consumidor brasileiro”, analisa Marcelo Andrade, vice-presidente da Braztoa.

Bangkok, na Tailândia; Cartagena, na Colômbia; Cusco, no Peru; Mendoza, na Argentina; e Porto, em Portugal são as cidades turísticas vistas como tendência. “Vemos também, que muitos viajantes estão utilizando os feriados prolongados e a comodidade do Home office, para chegar com um ou dois dias de antecedência, trabalhar do ponto turístico e ainda ter tempo de aproveitá-lo”, observa.

Para o mercado internacional essa antecedência no consumo se traduz como: até 3 meses antes do embarque (35,7%); entre 3 e 6 meses (25,6%); entre 6 e 9 meses (18,6%); no mesmo mês (10,1%); e mais de 9 meses (10%). No mesmo recorte, a Experiência Completa representa 29,5% das comercializações, seguido da categoria que contempla somente o Terrestre (26,7%); Hotel (24,5%); Cruzeiro (11,6%); Outros (5,5%); e só Aéreo (2,31%).

Para ver o relatório completo, acesse o Boletim Braztoa neste link.

Receba nossas newsletters