
Mais conectividade, mais Brasil: Embratur apresenta novidades para franceses e italianos (Divulgação)
A Embratur promoveu nesta semana duas importantes ações promocionais na Europa com foco na qualificação de agentes e operadores de turismo. Os encontros aconteceram em Roma, no dia 23 de junho, e em Paris, no dia 25, com o objetivo de posicionar o Brasil como um destino cada vez mais atrativo e preparado para o público europeu, especialmente quando o assunto é autenticidade, sustentabilidade e diversidade de experiências.
Em parceria com as embaixadas brasileiras nos dois países, os workshops apresentaram a Plataforma B2B Brasil Travel Specialist (BTS), iniciativa voltada à capacitação de profissionais do setor, além de destacar destinos reconhecidos pela UNESCO e apresentar roteiros diferenciados por meio do programa Feel Brasil, que reúne 101 experiências pelo país.
Durante os eventos, companhias aéreas parceiras sortearam passagens para os operadores que participaram do encontro. A proposta foi facilitar o acesso dos agentes ao Brasil, promovendo famtours e vivências diretas nos destinos apresentados.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforçou a estratégia de valorizar o patrimônio cultural e natural brasileiro. “Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências, desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador, refletindo a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura”, afirmou.
Itália: conectividade e interesse crescente
Em Roma, o workshop contou com o apoio da TAP Air Portugal, responsável por oferecer a maior conectividade aérea entre a Itália e o Brasil. São voos partindo de 13 cidades italianas, via Lisboa, que se conectam a 13 cidades brasileiras, incluindo a nova rota que liga a Europa a Porto Alegre (RS), porta de entrada para o sítio histórico das Missões Jesuíticas Guarani.
A Itália permanece entre os dez principais emissores de turistas para o Brasil e ocupa o 4º lugar entre os países europeus. Em 2024, houve um crescimento de cerca de 20% no número de visitantes italianos em comparação com o ano anterior, reflexo do crescente interesse pela cultura, natureza e gastronomia brasileira.
França: mercado europeu mais forte
Já o encontro em Paris reforçou a importância da França como o principal mercado emissor europeu. De janeiro a maio de 2025, quase 120 mil franceses visitaram o Brasil, um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2024.
A conectividade direta também colabora para esse crescimento. Hoje, Air France, Latam e Azul operam cerca de 170 voos mensais ligando Paris a cinco destinos no Brasil: São Paulo (Guarulhos e Campinas), Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Além disso, outras companhias, como KLM, Air Europa, ITA Airways e TAP Air Portugal, ampliam a malha aérea com conexões via grandes hubs europeus.
Bruno Reis, diretor de marketing internacional da Embratur, destacou a importância estratégica do programa BTS.
“Ele fortalece a comercialização do Brasil em mercados estratégicos como o francês e o italiano. Nosso objetivo é oferecer todo o nosso apoio aos agentes de viagens estrangeiros em seu processo de vendas para o cliente final. Os agentes de viagens franceses poderão assim selecionar os destinos brasileiros ideais para cada tipo de cliente, promovendo as melhores experiências de acordo com o perfil do turista”, afirmou.