Câmbio:

Idiomas:

Brasil pode se tornar 5º maior mercado internacional de Chicago

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 17/06/2025 - 20:14

Lisa Nucci, Chief Marketing Officer do Choose Chicago
Lisa Nucci, Chief Marketing Officer do Choose Chicago (Ana Azevedo/M&E)

CHICAGO – A realização do IPW 2025 na cidade de Chicago deve gerar impacto econômico prolongado, com expectativa de injeção de até US$ 5,2 bilhões nos próximos anos, segundo Lisa Nucci, diretora de marketing do Choose Chicago, organização oficial de promoção do destino. A entrevista foi concedida ao M&E nesta terça-feira (17), durante o segundo dia de negócios do evento, realizado no McCormick Place Convention Center.

De acordo com a executiva, 1,1% desse montante é destinado diretamente à cidade-sede, mas o maior efeito está na exposição internacional. “É uma grande responsabilidade ser anfitriã do IPW. Investimos emocional e financeiramente para fazer um evento de alto nível. Esperamos que as pessoas conheçam nossa cidade e queiram voltar”, afirmou Nucci. Chicago participa do encontro com 26 parceiros locais, incluindo o estado de Illinois e órgãos de promoção de outros destinos da região.

O mercado brasileiro foi destacado como prioridade. Em 2023, a cidade recebeu 65 mil turistas do Brasil, o que posicionou o país como o sexto maior emissor internacional. Para 2024, a projeção do Choose Chicago é de 75 mil visitantes, o que deve levar o Brasil à quinta colocação no ranking. Vale ressaltar, que o balanço referente ao último ano ainda não saiu, mas deve ser publicado em breve.

“Estamos vendo um crescimento superior a 5%. O número é expressivo, especialmente considerando a baixa oferta de voos diretos”, disse Lisa.

Ela afirmou que espera que a representação brasileira no IPW incentive companhias aéreas a ampliar as conexões com Chicago. “Não há razão para que não existam mais voos. É um mercado de benefício mútuo.”

Embora a cidade não vá sediar jogos da Copa do Mundo de 2026, a executiva acredita que Chicago será beneficiada indiretamente. “Muitas pessoas vão passar por aqui a caminho dos jogos. Somos uma cidade esportiva e estaremos prontos para receber essas visitas”, disse.

Lida também destacou que, além dos times locais como Chicago Bears, Chicago Cubs e WNBA Sky, a cidade tem investido na atração de eventos internacionais, como partidas da Premier League, jogos dos All Blacks e etapas da NASCAR.

O calendário completo de eventos da cidade está disponível no site oficial do destino. “Como moradora, eu mesma consulto o site para saber o que está acontecendo. Temos mais seguidores locais nas redes sociais do que turistas. Vale acompanhar a DMO”, afirmou.