Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Brasil tem o 20º passaporte mais poderoso do mundo em 2023; veja ranking da H&P

passport index globe

O Brasil está na 20ª colocação ao lado da Argentina, ambos com 170 pontos (Reprodução/Henley & Partners)

O passaporte brasileiro ficou entre os 20 mais poderosos do mundo em 2023, de acordo com ranking anual Henley Passport Index, produzido pela Henley & Partners, empresa global de consultoria em cidadania e residência, com sede em Londres, no Reino Unido, baseada em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). A classificação é feita de acordo com o número de destinos que seus titulares podem acessar sem visto prévio.

O índice inclui 199 passaportes e 227 destinos de viagem, dando aos usuários a informações mais amplas e confiáveis sobre seu acesso global e mobilidade. Com dados históricos abrangendo 18 anos de análises especializadas regularmente atualizadas sobre as últimas mudanças no poder do passaporte, o índice é um recurso para os cidadãos globais e uma ferramenta de referência padrão para políticas governamentais nesta área.

E no ranking de 2023, os países asiáticos continuam dominando a lista dos passaportes mais poderosos, como é o caso dos japoneses que têm acesso sem visto a 193 destinos em todo o mundo. O Japão subiu do segundo lugar em 2022 para o primeiro neste ano. Cingapura e Coreia do Sul (192) também continuam entre os mais poderosos, empatando em segundo lugar.

Screenshot 2023-01-11 at 01.26.54

Ranking dos passaportes mais poderosos de 2023 (Reprodução/Henley & Partners)

O Brasil está na 20ª colocação ao lado da Argentina, ambos com 170 pontos. Os países ficam atrás apenas do Chile na América do Sul, que neste caso ocupa a 18ª colocação ao lado de Bulgária, Croácia e Mônaco. Na América do Norte, o passaporte dos EUA é um dos mais poderosos do mundo fora da Ásia ou da Europa, empatando com Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e República Tcheca, com acesso sem visto para até 186 destinos.

A Europa aparece com destaque no Top 10, com a Alemanha e a Espanha empatando em terceiro lugar em 190 destinos, seguidas pela Finlândia, Itália e Luxemburgo (189). Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia estão empatados em quinto lugar (188), enquanto França, Irlanda, Portugal e Reino Unido estão empatados na sexta colocação.

Como o ranking é feito?

O ranking é baseado em dados exclusivos da Iata, que mantém o maior e mais preciso banco de dados de informações sobre viagens do mundo, e é aprimorado pelo Departamento de Pesquisa da Henley & Partners. Já o sistema de pontuação do índice foi desenvolvido para oferecer aos usuários uma visão diferenciada, prática e confiável visão geral do poder de seu passaporte.

Cada passaporte é pontuado no número total de destinos que o titular pode acessar sem visto. Para cada destino de viagem, se não for necessário visto, é atribuída uma pontuação de 1 para esse passaporte. Isso também se aplica se os portadores de passaporte puderem obter um visto na chegada, uma permissão de visitante ou uma autoridade eletrônica de viagem (ETA) na entrada. Quando um visto é necessário, ou quando um portador de passaporte deve solicitar um visto eletrônico aprovado pelo governo (e-Visa) antes da partida, é atribuída uma pontuação de 0. O mesmo se aplica se eles precisarem de aprovação antes da partida.

Receba nossas newsletters