Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Brasília conquista credenciamento no Fungetur

brasilia

A possibilidade de contar com o Fungetur permitirá aos empresários do turismo no DF, cadastrados no Cadastur, acessar linhas de crédito com taxas menores que as comumente praticadas no mercado

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), o Ministério do Turismo (MTur) e o Banco de Brasília (BRB) assinaram o credenciamento do BRB no Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A ação possibilitará que empresas do turismo do DF tenham acesso a uma linha de crédito de R$ 521 milhões para investir em empreendimentos do setor. É primeira vez que Brasília é credenciada neste sentido.

“O credenciamento do Fungetur é o reconhecimento que Brasília é um destino turístico consolidado e que essa indústria é uma vocação da capital. Vamos iniciar uma temporada de recuperação do turismo e o recurso será muito importante, principalmente neste primeiro momento, beneficiando empresas de todos os tamanhos com linhas de crédito especiais”, afirma o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

A possibilidade de contar com o Fungetur permitirá aos empresários do turismo no DF, cadastrados no Cadastur, acessar linhas de crédito com taxas menores que as comumente praticadas no mercado, além da possibilidade de financiar, tanto capital de giro, quanto a aquisição de bens, máquinas e equipamentos turísticos, e realização de obras civis para implantação, modernização, ampliação e reforma.

“O Fungetur representa a concretização de um trabalho consistente e em equipe, liderado pelo nosso Governador, Ibaneis Rocha. É o resultado de uma administração arrojada, que valoriza Brasília como Patrimônio Cultural Mundial e Cidade Criativa do Design pela Unesco. Que vê o turismo como uma importante fonte impulsionadora de economia, renda e criação de empregos. Brasília completou 60 anos e nenhum outro governo, até o momento, conseguiu esse feito e colocou a capital do Brasil nesse patamar”, explica a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Nos últimos meses, o Índice de Atividades Turísticas no DF apontou aquecimento do setor de 25,6% em agosto. Um resultado acima da média nacional, que foi de 19,3%, segundo dados do IBGE. “Impulsionar a economia em curto prazo é um dos principais objetivos do turismo nessa retomada da economia e nós estamos empenhados para que o Fungetur chegue à porta de cada empresário do setor. O recurso representa manutenção de empresas e empregos, mas também a criação de novos postos de trabalho”, completou Vanessa Mendonça.

Receba nossas newsletters