Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

BTL: Ceará investe na internacionalização e interiorização para retomada completa do Turismo

Yrwana Guerra, secretária de Turismo do Ceará

Yrwana Guerra, secretária de Turismo do Ceará

LISBOA – Aproveitar o legado da gestão do ex-secretário Arialdo Pinho e investir cada vez mais na interiorização e na internacionalização do destino. Estas são as prioridades de Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, que completou dois meses de gestão nessa terça-feira (28). Em entrevista ao M&E, durante a BTL 2023, a executiva destacou justamente este olhar contínuo para o litoral, mas também uma atenção especial aos produtos exclusivos de Sertão e Serra, no interior do Ceará.

“Tudo sempre atrelado ao meio ambiente e à cultura”, disse Yrwana. “O turista que vai praticar kitesurfe em Cumbuco, por exemplo, consegue muito bem ir para o Sertão e para Serra aproveitar destinos totalmente diferentes do litoral. Temos dez aeroportos regionais, ou seja, dá para conectar o estado inteiro e criar pacotes e produtos específicos para estas regiões. Para isso, temos uma política pública bem definida e capaz de montar produtos, de capacitar e investir, sempre em parceria com as prefeituras”, completou.

“Agora é a hora de retomar a conectividade internacional. Temos 4 destinos conectados atualmente, Paris, Lisboa, Buenos Aires e Miami, e nossa previsão é de que, até 2024, retomemos totalmente a malha aérea internacional”

E o Ceará continua sendo a porta de entrada dos turistas internacionais no Nordeste pela proximidade com Europa e Estados Unidos. “Agora é a hora de retomar a conectividade internacional. Temos 4 destinos conectados atualmente, Paris, Lisboa, Buenos Aires e Miami, e nossa previsão é de que, até 2024, retomemos totalmente a malha aérea internacional. Agora em junho, os voos para Lisboa serão diários pela alta temporada. Sem falar, claro, na nossa presença nas feiras pelo mundo, na realização de roadshows e presstrips”, disse Yrwana.

O Estado deve retomar o nível de turistas pré-pandemia ainda este ano, o que dá continuidade aos resultados alcançados em 2022 e em 2021. “Tivemos um balanço bem satisfatório nestes últimos anos. Crescemos 36% agora em 2022, em relação a 2021, e 19,5% em 2021, na comparação com 2020. É a retomada padrão pós-pandemia aliada ao investimento em promoção”, finalizou.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters