O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, reabre para a visitação turística, de forma gradual e com todos os cuidados necessários à saúde coletiva, nesta quarta-feira (10), dia de celebração do aniversário da cidade de Foz do Iguaçu (PR). A unidade de conservação foi fechada em 18 de março, pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável pelas unidades de conservação federais, como medida de segurança para evitar o contágio da covid-19.
Em sua reabertura, o Parque Nacional do Iguaçu atenderá os visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A mudança no horário tem o objetivo de ajustar o serviço de visitação turística às melhores práticas de segurança. Diariamente, o parque passará por um minucioso trabalho de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes.
O Parque Nacional do Iguaçu fará o controle individual de acesso de todas as pessoas que forem à unidade de conservação com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes. Nesse ponto, o visitante será recepcionado por uma equipe de funcionários que vai aferir a temperatura do público. Simultaneamente, as equipes do parque orientarão todos para passar álcool gel nas mãos e os calçados no tapete sanitizante, e informarão sobre a permanência e o uso correto da máscara.
Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu serão vendidos exclusivamente no site www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante precisará realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. O parque irá trabalhar com 350 vagas de ingressos por hora, nesta primeira fase da reabertura. A venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas.
Moradores de Foz do Iguaçu e das outras 13 cidades vizinhas possuem 90% de desconto para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com o Passe Comunidade. Essa categoria de ingresso não é disponibilizada on-line. Esse visitante precisa comprovar residência em uma dessas cidades, conforme regulamento do Passe Comunidade (disponível no site) e apresentar o comprovante presencialmente na aquisição do ingresso no parque.
O Parque informa ainda que nesta primeira fase de reabertura, a administração não concederá isenção para visitas técnicas de escolas, universidades e entidades sociais e culturais. Esse programa de atendimento será restabelecido somente quando a visitação turística retomar de forma integral.