
BERLIM – O setor de turismo no Ceará segue em forte crescimento e espera um 2025 ainda mais promissor. Em 2024, especialmente no último trimestre, o estado superou os índices nacionais, consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do país. A tendência para este ano é de superação, impulsionada pela diversificação dos atrativos e pelo aumento das conexões aéreas internacionais, de acordo com Thais Facundo, assessora técnica de Marketing da Setur-CE.
A expansão do turismo cearense não se limita às praias paradisíacas. Regiões serranas e o turismo religioso também estão ganhando destaque, atendendo a perfis variados de viajantes. O início do ano é impactado pelo período chuvoso, mas a alta temporada, que começa em maio, promete resultados expressivos.
Embora o Ceará não seja tradicionalmente um destino de Carnaval, o fluxo turístico no período cresceu consideravelmente. Fortaleza e regiões próximas, como Aracati e Guaramiranga, registraram alta taxa de ocupação hoteleira, atraindo tanto foliões quanto turistas em busca de descanso. “O Carnaval de Aracati, por exemplo, se consolidou com grandes atrações e uma estrutura que permite o deslocamento fácil entre a capital e o local das festividades”, disse Thais.
Novos mercados, conectividade internacional e mudanças na estratégia de promoção
Os investimentos na ampliação da malha aérea são estratégicos para o setor. Recentemente, o Ceará ganhou novas frequências para Buenos Aires e Santiago, fortalecendo a ligação com a América do Sul. Além disso, um novo voo operado pela Latam para Portugal e negociações em curso para outros destinos europeus e para Miami reforçam o potencial do estado como hub turístico.
“A localização privilegiada do Ceará, que reduz o tempo de viagem para diversos destinos internacionais, é um dos fatores que impulsionam essa estratégia de crescimento”, explicou Facundo.
Com a entrada do novo secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, a estratégia de marketing do estado está sendo reavaliada, como já adiantado pelo M&E. “O objetivo é estudar novos mercados e otimizar os investimentos em feiras e eventos do setor”, revelou Thais.
Para 2025, a estratégia do governo inclui ampliar a presença em feiras e eventos do setor, buscando fortalecer mercados domésticos ainda pouco explorados. A ampliação das frequências de voos, especialmente para capitais com baixa conectividade com o Ceará, é uma prioridade para atrair mais turistas e dinamizar o setor.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA