Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Com Brasil de destaque, ITB 2023 será 100% B2B e contará com mais de 160 países

deborah itb

Deborah Rothe, Exhibition Director da ITB Berlin (Divulgação)

A ITB Berlim 2023, considerada uma das principais feiras de turismo do mundo, está de volta fisicamente pela primeira vez desde o início da pandemia. O evento deste ano começa amanhã e segue até 9 de março (de terça a quinta-feira), ao invés do padrão de cinco dias, de quarta-feira a domingo. Ou seja, o evento agora está menor, apenas para profissionais. O país anfitrião oficial para a edição 2023 será a Georgia, que fará a abertura do evento no dia 6 de março.

Para saber todos os detalhes da edição deste ano, o M&E entrevistou a nova diretora de Exibição da ITB Berlim, Deborah Rothe. Ficamos por dentro de todas as novidades que estão por vir, sob o tema “Aberto para Mudanças”. De acordo com a diretora, um retorno brilhante da feira pode ser esperado pelos participantes. “A ITB tem sido uma importante força motriz na indústria há mais de 50 anos. Claro, gostaríamos de fortalecer ainda mais esse papel”, disse ela.

Para isso, estará reunida, uma vez mais, toda a indústria global e plataforma líder para tendências, inspiração e networking com um novo conceito e muitas inovações. A venda de ingressos para visitantes profissionais está em pleno andamento e o perfil geral dos visitantes profissionais é alto. O ITB Buyers Circle, por exemplo, comunidade exclusiva para buyers com experiência em viagens corporativas, de lazer, de negócios ou MICE, já tem mais de mil membros selecionados.

ITB Berlin 2019 - Eingang Süd - *** Local Caption *** ITB Berlin 2019 South entrance

Toda a indústria global estará reunida com um novo conceito e muitas inovações para a ITB 2023 (Divulgação)

“Esperamos novamente que vários visitantes também participem digitalmente de diferentes partes do mundo por meio de nossa nova plataforma online formulário ITBxplore. Tanto os convidados em Berlim quanto os participantes virtuais terão acesso a inúmeras funções de networking, resumos de eventos e conteúdo ao vivo selecionado da ITB Berlin Convention que ocorre paralelamente ao ingresso da feira”, disse Deborah.

Atualmente, a ITB se diz muito satisfeita com as reservas, uma vez que mais de 90% do espaço já estava totalmente reservado duas semanas antes da feira. “Registramos uma forte presença internacional – neste momento contamos com inúmeros expositores de mais de 160 países, sem incluir empresas, a serem representadas por expositores que não estão no local. Ainda estamos recebendo inscrições de expositores em curto prazo”, destacou Rothe.

WhatsApp Image 2023-03-06 at 9.48.27 AM

Estande do Brasil será uma vez mais destaque na ITB (Pedro Menezes)

BRASIL É O MAIOR EXPOSITOR DO HALL 23B – Brasil é o maior expositor no Hall 23b com uma área de estande de 368m². Além disso, Rio de Janeiro e o Ceará estarão presentes com estande próprio. “A demanda geral está alta novamente e é ótimo tê-los aqui em tão grande número para apresentar à indústria do turismo global. Na ITB Berlin, toda a cadeia de valor da indústria global de viagens se reúne sob o mesmo teto – as empresas podem não apenas fazer negócios aqui em um ambiente ideal, mas também descobrir as últimas tendências e fazer contatos em vários locais do recinto de exposições”, lembrou Rothe.

MAIOR DE TODOS OS TEMPOS? “Todas as pessoas com quem converso – sejam colegas, parceiros ou expositores – mal podem esperar para voltar a estar juntos. Estamos muito satisfeitos com as reservas que contam com forte presença de expositores nacionais e internacionais. A ITB retorna com um novo conceito e com muitas inovações. Possivelmente esta será uma das edições mais emocionantes, porque o encontro pessoal será celebrado novamente em Berlin”, frisou a executiva.

Feira mais curta e apenas para profissionais

deborah itb 2

Deborah Rothe, Exhibition Director da ITB Berlin (Divulgação0

Pela primeira vez, a ITB Berlin vai durar apenas 3 dias, ao invés dos 5 dias que estamos acostumados a ver. De acordo com Rothe, as demandas das feiras globais mudaram consideravelmente nos últimos anos – também por conta da pandemia – e por isso haverá um foco exclusivo apenas nos profissionais, de 7 a 9 de março de 2023.

“A maioria de nossos expositores está claramente focada no trade. Tanto é que os dias dos profissionais não foram reduzidos, sendo três dias inteiros como antes – com a única diferença: este ano, a ITB Berlim será realizada de terça a quinta-feira, em vez de quarta a sexta-feira. Operar um estande do expositor adicionalmente nos dois dias do consumidor também significou altos custos adicionais para os expositores – para pessoal do estande e conversão, por exemplo”, disse.

Qual a importância do mercado da América Latina hoje após a pandemia?

ITB Berlin 2019 - Eingang Süd - *** Local Caption *** ITB Berlin 2019 South Entrance

Mais de 90% do espaço da feira já está totalmente reservado (DIvulgação)

A diretora destaca que indústria de viagens e com ela o mercado latino-americano sofreu muito com a pandemia, seguida pela difícil situação econômica atual. “A vontade de viajar ainda é muito grande e também dá para sentir uma certa demanda reprimida. Houve um aumento na demanda de viagens para a América Latina e um aumento constante no número de visitantes. Estamos em um bom caminho, mesmo que a Covid-19, a inflação e a guerra tenham mudado o comportamento das viagens”, disse.

Isso também se reflete nas reservas para a ITB, já que o mercado latino-americano, segundo ela, está fortemente representado. “Os visitantes podem esperar grandes representações no Hall 22 e Hall 23 da Argentina, Belize, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Colômbia, México, Nicarágua, Peru, Paraguai, Suriname, Uruguai e as ilhas caribenhas de Aruba, Curaçao , Martinica, Bahamas, Jamaica, Antígua, Trinidad e Tobago, Cuba, Barbados e República Dominicana. O México aumentou o estande este ano, incluindo muitas regiões mexicanas. Argentina, Chile, Equador, Peru também marcam presença com grandes estandes, Paraguai e Uruguai, Cuba, Barbados, República Dominicana também marcam presença forte”, frisou.

Espaços e eventos exclusivos da ITB 2023

ITB BERLIN CONVENTION – “Mastering Transformation” é o slogan da ITB Berlin Convention 2023 e destacará os principais desafios e oportunidades enfrentados por nosso setor, incluindo digitalização, escassez de trabalhadores qualificados e crise energética. “O setor continuará mudando drasticamente em 2023. Estamos em uma fase de profundos desafios que vão muito além da pandemia ou da escassez de mão de obra. No total, estamos oferecendo 18 tópicos na convenção deste ano – abrangendo uma ampla gama de temas, desde tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, MICE, sustentabilidade e responsabilidade social até hospitalidade, viagens de negócios ou novos trabalhos e digitalização”, destacou a diretora.

BUSINESS+ LOUNGE – O “Business+ Lounge” no Pavilhão 7.2a e “Business Satellites” em três locais diferentes da feira são outra novidade deste ano. Os clientes podem facilmente reservar mesas de reunião por hora.

HOME OF LUXURY BY ITB – O espaço celebrará sua estreia no Marshall Haus. Oferece aos compradores, fornecedores e mídia de luxo um ambiente único e exclusivo com opções versáteis de networking. No Hall 4.1b, haverá apresentações, debates e eventos de networking sobre os temas Viagem de Aventura, Turismo Responsável e Centro de Carreiras. A ITB também planeja relançar os populares prêmios de Melhor Expositor, que foram realizados pela última vez em 2018.

O M&E fará a cobertura em tempo real da feira, com direito a estande próprio e distribuição de sua edição especial.

Receba nossas newsletters