Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Comissão de Turismo do Senado aborda perspectivas pós-pandemia

a3e24089-fa3d-4085-bc47-b06839d42436

Ministro participa do 1º Ciclo de Debates sobre Turismo no Senado (Pedro França/Agência Senado)

O 1º Ciclo de Debates sobre Turismo promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal para discutir efeitos da pandemia, desafios e perspectivas do setor foi realizado nessa segunda-feira (10). A audiência inaugural da série, que contará com oito sessões online às segundas-feiras até 14 de junho, abordou o panorama dos segmentos de resorts e hotéis no Brasil.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi o convidado da abertura da comissão e apontou o empenho pelos avanços no turismo, como a liberação de vistos a países estratégicos, e reforçou a expectativa de forte recuperação do setor. “O turismo de natureza é o que o mundo vai querer no pós-pandemia, e nenhum país tem a vocação do Brasil. Somos o país mais preservado do mundo, 66% do nosso território ainda são áreas intocadas. Então, somos, sim, a bola da vez”, afirmou.

Neto também destacou esforços para preservar empregos na pandemia e apontou o grande interesse internacional pelo Brasil. “A recente concessão de 22 aeroportos teve quase 18 vezes o valor mínimo. Temos cerca de 147 novos hotéis sendo construídos no Brasil, sendo alguns de cadeias americanas, como o Hard Rock Café”, frisou, dispondo-se a discutir ações de apoio ao setor com senadores.

A audiência também contou com a participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Manoel Linhares elogiou o suporte proporcionado pelo governo federal desde o início da pandemia, com medidas que permitiram a redução de salários e jornadas e garantiram acesso a crédito. “Medidas estas que salvaram mais de 60 milhões de empregos”, citou Linhares, que defendeu avanços na atualização da Lei Geral de Turismo.

A sessão reuniu ainda Milton Hênio Neto, diretor de Relação Institucional da ABIH-AL, e Ana Biselli, presidente executiva da Associação Brasileira de Resorts, que enalteceram ações federais para manter empregos e a abertura de diálogo pelo Senado. A audiência teve ainda a presença do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, que sugeriu a criação de vouchers a fim de estimular a demanda pelo turismo.

Já o senador Fernando Collor, presidente da CDR e autor do requerimento para a participação do ministro do Turismo no debate, ressaltou a importância dos diálogos promovidos pela comissão. “Os debates abordarão um amplo conjunto de segmentos da indústria do turismo, discutindo estratégias para a retomada do setor. O ciclo que iniciamos hoje vai identificar gargalos e discutir soluções para o turismo brasileiro”, declarou o parlamentar.

Fonte: MTur

Receba nossas newsletters