Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Salao Nacional do Turismo 2 e1702651313589 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Evento acontece na Arena BRB Mane Garrincha e espera receber 30 mil participantes (divulgação)

BRASÍLIA – Começa hoje 7ª edição do Salão Nacional do Turismo, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O evento volta a ser realizado após uma pausa de 11 anos e contará com a presença de inúmeros destinos brasileiros. A expectativa é que o evento receba mais de 10 mil participantes por dia. A feira será subdividida em cinco grandes temas que representarão o turismo brasileiro: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

Confira abaixo o que os estados brasileiros levarão para a feira.

Ceará

Jericoacoara Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Ceará destacará a pluralidade do destino (Divulgação)

O Ceará terá representação com a Secretaria do Turismo (Setur) em todos os temas do turismo brasileiro. No pavilhão do Turismo de Natureza os visitantes do evento poderão desfrutar da vista panorâmica das belezas naturais da região serrana do Ceará, com um ‘passeio no Teleférico de Ubajara’, localizado no Parque Nacional da cidade. Já no Turismo Rural, o destaque do estado será o “Passeio no Mangue”. Nesta experiência, será possível explorar a beleza natural do rio Aracatiaçu, na comunidade Barra das Moitas, em Icaraizinho de Amontada.

Com relação ao espaço Sol e Praia, o Ceará vai fazer uma demonstração do Parapente e Kitesurfe, utilizando óculos de realidade virtual. Para contemplar o turismo religioso, o Ceará vai contar com experiências relacionadas a Padre Cícero e São Francisco de Assis. Neste espaço, um guarda-corpo será instalado e os visitantes terão a oportunidade de amarrar fitinhas com seus pedidos aos pés das imagens de ambas as figuras religiosas. Outra manifestação cultural presente será o São João, com um casal a caráter da festa, apresentando a festividade que ocorre no município de Maracanaú.

O potencial do Ceará para o Etnoturismo é uma das novidades que a Setur vai apresentar no evento. Em um espaço dedicado ao “Turismo de Tendências”, o público irá conferir uma experiência na Aldeia Lagoa Encantada. É neste terreiro sagrado que ocorre, desde 2017, a única Festa do Mocororó no país, bebida sagrada dos povos indígenas que carrega uma simbologia ancestral.

O objetivo, de acordo com a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, é apresentar ao público a diversidade de atrativos que o Ceará tem. “Somos um destino rico de atrativos turísticos. Do litoral ao sertão, temos um leque de atrações que são capazes de surpreender e encantar os visitantes de todas as partes do mundo”, disse.

Espirito Santo

vitorjubini praiadeitaparica vilavelhespírito santo e1657909587642 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

O Espirito Santo marca presença na última feira do ano (Vitor Jubini/Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) do Espirito Santo também participa do Salão Nacional do Turismo. O Espírito Santo participa da feira, por meio de diversas ações. No espaço “Sol e Praia”, o Instituto O Canal apresenta a observação de baleias no litoral capixaba. No segmento Rural, haverá degustação do Café Carnielli, de Venda Nova do Imigrante.

Em Tendências e Natureza, os capixabas estarão representados pela Trilha de Longo Curso de Itaúnas, com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e com o famoso voo livre, pela CIM Noroeste. Já o turismo cultural estará representado pelo Santuário de São José de Anchieta, com representantes do próprio santuário.

O Espírito Santo também participa de outras ações. Na gastronomia, haverá uma aula show da torta capixaba, comandada pela equipe gastronômica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No setor de artesanato e manifestações culturais, três artesãos capixabas estarão presentes e haverá apresentação da Banda de Congo São Benedito, ações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social do Comércio (Sesc), respectivamente.

“Os participantes vão ter oportunidade de conhecer cada região do Brasil do ponto de vista de artesanato, da culinária e cultural, e o Espírito Santo está animado para apresentar suas potencialidades. É uma grande oportunidade para o turista e para a população entender o que o nosso Estado tem de melhor para oferecer ao turista”, destacou o secretário do turismo, Philipe Lemos.

Tocantins

Serra do Espirito Santo e Morro do Saca Trapo Parque Estadual do Jalapao scaled Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Estado destacará as belezas do destino Jalapão (Divulgação)

O Estado do Tocantins apresentará ao público toda sua diversidade turística e cultural com produtos turísticos consolidados, como o Jalapão e as Serras Gerais, e outras potencialidades nos diversos segmentos em destaque no Salão. O Estado estará presente em seis espaços temáticos que serão uma imersão aos destinos turísticos, com técnicos da Secretaria do Turismo e representantes da gastronomia, da cultura, do artesanato, do ‘trade turístico’ e muito mais.

As paisagens exuberantes do Jalapão estarão presentes no estande dedicado ao turismo de natureza e ecoturismo. Outro segmento que vem conquistando espaço e atraindo um público diferenciado é o do turismo rural e turismo de base comunitária. O Estado conta com várias comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombo e algumas delas já recebem visitação, no Jalapão. Quem passar pelo Salão poderá conferir ainda o artesanato em Capim Dourado e degustar algumas iguarias, como o doce de buriti. O Tocantins levará ainda praias de rio, que atraem milhares de veranistas na alta temporada, entre junho e agosto.

Para quem busca uma experiência de imersão, a Região Turística das Serras Gerais reúne uma diversidade de manifestações culturais e religiosas, algumas delas seculares. Uma tendência em franca expansão em todo o País, o Etnoturismo é um segmento turístico com grande potencial de desenvolvimento no Tocantins. Para ressaltar toda a beleza cultural de seus povos, o Governo do Estado vai promover as regiões turísticas Ilha do Bananal e Serras e Lagos, com direito a exposição de artesanato, presença de um representante da etnia Karajá, experiências por meio de óculos 3 D com o óculos de realidade virtual.

São Paulo

iStock 1158299901 e1702649865235 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Estado de São Paulo levará as belezas do litoral norte (Divulgação)

O Estado de São Paulo oferecerá inúmeras ativações como oficina de bonecas, observações de aves e baleias, degustações de pratos típicos paulistas e outros. Uma das experiências será de Turismo Rural | Pereira Barreto, com degustação de produtos gastronômicos do interior paulista e o Rural | Barretos, uma vivência de Peão com Chapéu e Chaparreira de Barretos. A experiência consiste em oferecer aos visitantes a oportunidade de se envolverem com a cultura e tradição do Turismo Rural de São Paulo através da vestimenta típica de peão.

Outro espaço será o Cultural, com degustação do tradicional sanduíche de mortadela. No segmento de Tendências, o Afroturismo | Rota da Liberdade, que consiste na Oficina de bonecas Abayomi, produzida pelas mulheres negras como forma de amuleto e um símbolo do amor será o destaque. São Paulo estará também com o Samba de Dandara, samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas.

O Sol e Praia será contemplado por São Sebastião e a observação de Baleias, com óculos de realidade virtual. Já no espaço de Ilhabela, o visitante poderá destinar parte de seu tempo para a observação de aves, experiência de realidade aumentada para divulgar esse tipo de turismo que vem ganhando espaço.

A vivência de Natureza chamada Vale do Ribeira – Grande Reserva da Mata Atlântica – contará com experiência com Rochas Bioluminescentes que são encontradas no coração da Mata Atlântica, na região das cavernas do Vale do Ribeira em São Paulo.

No artesanato, a Setur-SP estará com os Figureiros de Taubaté, artistas populares do Vale do Paraíba que recriam com barro figuras e cenas do seu dia a dia, ou do seu imaginário. A Setur-SP ainda levará oficinas e aula show de pratos típicos e representativos da gastronomia brasileira, elaborados por chefes de cozinha. Um dos pratos será o cuscuz-paulista.

Paraná

TREM NA SERRA Foto Marquinhos Video Maker e1677186047624 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Paraná levará destinos como Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná, no Litoral; São José dos Pinhais e Colombo ao Salão do Turismo (Divulgação)

O Paraná participará do Salão Nacional do Turismo 2023. O Estado estará no estande que apresenta a Grande Reserva da Mata Atlântica e mostrará o potencial turístico deste bioma. Em toda sua extensão, a Grande Reserva da Mata Atlântica soma 3 milhões de hectares em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Passa por 60 municípios nos três estados e chama a atenção pelas oportunidades que podem ser abertas especialmente para o ecoturismo e gastronomia.

Os municípios do Paraná envolvidos são Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná, no Litoral; São José dos Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O destino já possui mais de 20 opções de passeios e programações consolidados dentro do bioma Mata Atlântica, como trilhas, camping, canoagem, ciclo turismo e passeio de trem que serão destacados na feira.

“Depois da pandemia vimos uma procura muito maior pelo turismo de natureza e não há dúvidas de que temos uma grande riqueza no nosso estado ainda pouco explorada”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. “É possível fazer turismo, gerar emprego e renda, sem destruir, cuidando e protegendo o meio ambiente, completou.

Piauí

image018 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Piauí participa nos segmentos Natureza, Praia, Cultural e Tendências (Divulgação)

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo também marca presença no Salão Nacional do Turismo de 2023. Para apresentar o turismo piauiense foram selecionadas as potencialidades de quatro eixos temáticos do evento no espaço destinado para as experiências, sendo eles: Natureza, Praia, Cultural e Tendências.

No segmento Natureza, o estado, em parceria com as prefeituras, levará as belezas dos Cânions do Rio Poti, de Castelo do Piauí e Cânions do Viana, de Bom Jesus. No Sol e Praia o destaque será para Cajueiro da Praia com o famoso vilarejo de Barra Grande. No corredor das experiências culturais, o destaque será para o município de Amarante, que lançará a campanha “Vem me Amar”; e para o espaço de Tendências, o foco será para o Afroturismo com exposição de fotos do acervo do Museu das Letras sobre a Comunidade Mimbó.

Além dos destinos do Piauí, os visitantes também poderão conhecer nas experiências gastronômicas, o prato típico Maria Isabel, através do Senac; o artesanato do município de Pedro II, com apresentação das Opalas, através do Sebrae-PI; e manifestação cultural do Grupo Congo de Oeiras, através do Sesc-PI.

Sergipe

E possivel explorar as belezas do Sergipe realizando passeios de barcos e catamaras scaled e1692108548498 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

Destino preparou ações para apresentar as belezas do Estado (Divulgação)

O Sergipe irá participar da edição de 2023 do Salão por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que, com toda a sergipanidade, vai expor os inúmeros atrativos turísticos, a exemplo das belezas naturais, da cultura e da gastronomia.

Sergipe ocupará três espaços de experiências. Em um deles, será apresentado o turismo sol e praia, destacando as praias onde serão realizadas as atividades esportivas, culturais e gastronômicas do Verão Sergipe 2024, de 12 de janeiro a 12 de fevereiro. Do litoral sul, serão evidenciadas as praias da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, e Abaís, em Estância. Já no litoral norte, serão as de Pirambu, no município de mesmo nome, e Ponta dos Mangues, em Pacatuba.

O turismo de natureza estará em destaque com o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, no alto sertão do estado. Além disso, no terceiro espaço, voltado ao turismo cultural, o público vivenciará a experiência de descobrir que Sergipe é o ‘País do Forró’, com distribuição de folhetaria e divulgação do Arraiá do Povo e da Vila do Forró em 2024.

Paraíba

Foto Piscinas naturais do Seixas João PessoaPBMarco Pimentel e1673553069174 Confira o que os estados levarão para o Salão Nacional do Turismo em Brasília

O destino Paraíba apresentará todo seu potencial turístico durante o evento (Divulgação)

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), vai apresentar as belezas naturais, a cultura, a gastronomia e as tradições do povo paraibano, por meio de experiências turísticas, que envolvem roteiros do Litoral ao Sertão.

A PBTur irá mostrar no eixo Turismo Cultural a experiência do São João em Campina Grande e Cabaceiras. Já em relação ao eixo Sol e Mar, serão apresentadas ao público as belezas das piscinas naturais, com foco no Ecoturismo. Entre as Tendências, os visitantes poderão conhecer a Trilha de Longo Curso Caminhos das Ararunas, considerada a maior do Nordeste, com 110km. Além disso, terá também o estande das macrorregiões – apresentando as 12 regiões turísticas da Paraíba.

O evento oferecerá ainda diversas oficinas para os visitantes, com destaque para a gastronomia típica do Brasil, que contará com a presença de chefs renomados que ensinarão vários segredos da culinária brasileira, com o apoio do Senac. Serão apresentados 27 pratos diferentes, representando as delícias de cada região do país. Também terão apresentações culturais e show musicais.

Receba nossas newsletters