Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Conheça as iniciativas de sucesso premiadas pelo MTur

Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo, Vivejar SP, foi um dos premiados

Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo, Vivejar SP, foi um dos premiados (Eric Ribeiro/M&E)

Na noite desta quarta-feira (05), o Ministério do Turismo entregou o Prêmio Nacional do Turismo. Além de personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor, também foram reconhecidas iniciativas de sucesso. Conheça abaixo foram as iniciativas mais importantes e premiadas pelo Ministério do Turismo que foram destaque em cada uma das sete categoria agraciadas com o Prêmio Nacional do Turismo 2018.

Monitoramento e Avaliação do Turismo:

O Programa de Otimização de Performance (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador) busca a melhoria da reputação online dos equipamentos culturais, atrativos turísticos e meios de hospedagem do destino Salvador. Com isso, o gestor obtém resultados mensuráveis e efeitos, que podem ser utilizados para promover a melhoria dos serviços e aumentar a competitividade do destino.

Qualificação e Formalização no Turismo:

O Projeto Verena (Senac-RN) busca promover intercâmbio de conhecimento entre o estado alemão e o RN com a finalidade de contribuir com novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar. O projeto possibilitou o Senac RN o acesso a tecnologia e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

Valorização do Patrimônio pelo Turismo:

2ª etapa do Museu Cais do Sertão (Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco) – Idealizado como parte do projeto de integração do Porto Novo direcionado à revitalização do centro antigo do Recife por meio da requalificação de espaços que anteriormente abrigavam atividades portuárias.

Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo:

Vivejar (SP) – É um negócio social de impacto positivo, uma operadora de turismo que desenha e promove experiências de turismo responsável e de base comunitária, em parceria com comunidades tradicionais brasileiras, de modo a gerar renda para essas comunidades.

Turismo Social:

Acessibilidade como fator de inclusão social do Turismo (Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos) – Hotel fazenda com unidades habitacionais construídas com a reutilização de containers, onde algumas unidades foram adaptadas para receber pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Inovação Tecnológica no Turismo:

Voucher Digital de Barreirinhas (Prefeitura de Barreirinhas/Sebrae-MA) – Desenvolvido como instrumento digital de ordenamento turístico, tem como objetivo ordenar e registrar dados e informações sobre o fluxo e perfil de turistas e controlar a capacidade de suporte dos atrativos turísticos naturais.

Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo:

Plano de Desenvolvimento de Passageiros RIOgaleão (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro) – Estratégia desenvolvida para estimular o fluxo de turistas para o Brasil (via Riogaleão GIG) por meio de ferramentas pioneiras e marketing estratégico, com ações de relacionamento com o trade, desenvolvimento de mercados potenciais e ações de promoção não convencionais.