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Feiras e Eventos

“É o Turismo voltando com força total”, diz Marta Rossi na abertura do Festuris

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris (Eric Ribeiro/M&E)

GRAMADO – A cerimônia de abertura do 33º Festuris, que aconteceu nesta quinta-feira (4), no Palácio dos Festivais, contou com máscaras, distanciamento e protocolos, além de um público menor por conta das restrições. Uma coisa, no entanto, não faltou. Muito glamour, como é de costume, e o clima de confraternização do trade. Não faltaram também autoridades e discursos emocionantes.

Pela 33ª vez o trade se encontrou na Serra Gaúcha. Desta vez, o tema é “Turismo em Transformação – A pandemia e novos hábitos estão levando o mundo a uma transformação e isso ocorre também coma indústria de Viagens e Turismo”. Uma apresentação representando a reconstrução do Turismo antecedeu as solenidades. “Vamos superar” foi a mensagem das canções apresentadas, compostas especialmente para esta ocasião.

Marta Rossi, CEO do evento, foi a primeira a discursar. Emocionada, falou da alegria em entregar mais uma edição do Festuris. “Gramado é a meca do Turismo do Brasil. Os últimos meses foram de muito trabalho diante de tantas transformações e incertezas. Embora não tenhamos parado um dia sequer, de produzir e entregar, somente nesta edição começamos a sentir as grandes transformações pelas quais o Turismo está passando o mercado”, disse.

Marta afirmou que a pandemia, além de quebrar todos os paradigmas possíveis e imagináveis, trouxe a visão de finitude e vulnerabilidade. Ela também lembrou da força dos agentes de viagens que, durante a crise, cuidaram de repatriamentos, remarcações e cancelamentos.

Ela afirmou que a pandemia, além de quebrar todos os paradigmas possíveis e imagináveis, trouxe a visão de finitude e vulnerabilidade. “A pandemia nos provocou a profundas reflexões”, disse ela, lembrando que as pessoas passaram a dar muito mais valor a saúde mental. “Há, portanto, um desejo de voltar a nos sentirmos livres. Cai por terra a afirmativa de que os eventos presenciais estavam fadados a extinção. O ser humano é gregário e nada substitui o encontro”, reiterou. Marta também lembrou da força dos agentes de viagens que, durante a crise, cuidaram de repatriamentos, remarcações e cancelamentos.

Primeiro, sobrevivemos, depois nos adaptamos e, então, nos transformamos

Eduardo Zorzanello, por sua vez, lembrou dos patrocinadores e expositores, que chancelam a retomada e ajudam a colocar o evento em pé. Em seu discurso, o executivo afirmou que a crise e as transformações também criam oportunidades, especialmente para as empresas que tiverem um olhar mais humano.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi (Eric Ribeiro/M&E)

“Empresas que não tiverem este viés, estarão caminhando no sentido oposto. Diversidade, inclusão e sustentabilidade serão destaque no Festuris. Não existe empresa saudável em mundo doente e sociedade desigual. Com todas essas perdas, saímos para alçar voos maiores. Precisamos olhar para frente e tirar dessas dores os ensinamentos para renascer”, disse emocionado.

O executivo falou sobre o tema do evento. “Primeiro, sobrevivemos, depois nos adaptamos e, então, nos transformamos. Precisamos colocar o ser humano no meio de tudo. A feira vai mostrar as novas tendências que direcionam este novo consumidor”, destacou.

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, falou sobre a isenção de vistos, início da temporada de cruzeiros e reiterou o que já havia dito na abertura da Abav Expo, em Fortaleza, que o Turismo pode ser um dos grandes vetores desta retomada da economia. “O Turismo pode ser tão importante quanto o agronegócio”, disse.

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo durante o seu discurso

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo durante o seu discurso (Eric Ribeiro/M&E)

Por fim, Ranolfo Vieira Junior, governador em exercício do Rio Grande do Sul, falou para encerrar a cerimônia e destacou a edição de 2020, que aconteceu de forma presencial. “Naquela oportunidade, governador Eduardo Leite dizia que a uma das principais características do povo gaúcho é a resiliência”, ressaltou. “Todos nós, aprendemos e estamos aprendendo muito com relação a pandemia. Costumo nominar como uma excepcionalidade. Com esta resistência chegamos a este momento, que tem o significado da retomada e do recomeço”, complementou.

O evento

A retomada do evento também apresentou número importantes. Houve um crescimento geral de 64% em relação a 2020, totalizando 1700 marcas em exposição e mais de 20 representações internacionais de cinco continentes, que terão países com estande próprio, distribuídos em uma área construída de 22 mil metros quadrados.

Além disso, as cinco regiões brasileiras também estão presentes no evento e 16 estados terão seu próprio estande, representam um aumento na participação destes destinos em relação à edição anterior.

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