O Pará está investindo na disseminação e aprimoramento dos seus produtos turísticos. Como parte da programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), o evento reunirá os principais operadores de São Paulo no dia 30 de agosto. O objetivo, conforme explicou o secretário de Turismo do Pará, Adenaur Góes, é apresentar os produtos turísticos do destino e mostrar um pouco da gastronomia do estado.
“Esperamos reunir 100 pessoas, entre agentes e operadores, no restaurante Capim Santo. Vamos apresentar o produto Pará e em seguida teremos uma palestra motivacional. Vamos encerrar esta atividade com um jantar para apresentar a gastronomia paraense”, explicou Góes.
Depois, disso, no dia 31, a chef paraense Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, de Belém, irá cozinhar no tradicional restaurante paulistano Dalva & Dito do chef Alex Atala. Outra atividade gastronômica será o chef do restaurante Casa do Saulo, localizado em Santarém. Ele irá preparar um jantar típico no Soul Kitchen. Para finalizar, acontece um seminário sobre a gastronomia paraense no Mercadão de Pinheiros.
Estas atividades fazem parte da primeira etapa da Fita 2017, que terá a sua segunda parte realizada entre os dias 21 e 24 de setembro no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. “Trata-se de um evento com formato diferenciado no Brasil. A primeira inovação é ter estes dois momentos. Primeiro, vamos ao principal mercado consumidor de viagens, mostrando nossa capacidade, ampliando a capilaridade e, depois, articulando e estruturando os produtos”, afirmou.
Góes destacou ainda que a Fita tem também como missão ampliar a visão pan-amozônica do trade. Segundo ele, a ideia é mostrar ao mercado a visão dos nove países que compõem a região.
A feira reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia, a Vitrine Cultural com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas (Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate, do Vale do Xingu), espaço destinado ao Passaporte Pará para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.
Entre as principais novidades pensadas e elaboradas pelo corpo técnico da Secretaria de Estado de Turismo, a fim de modernizar a feira e de colocar o evento em nova era e no mesmo patamar das mais importantes feiras de turismo nacionais, a renovada Fita terá também a Mostra Gastronômica do Pará e a Oca do Conhecimento. A Mostra terá apresentação de iguarias e produtos gourmet presentes nos territórios de rotas de turismo e gastronomia.
Já a Oca do Conhecimento promoverá eventos técnicos como seminários, fóruns, convenções, workshops e palestras, entre eles a Convenção dos Turismólogos, Seminário de Cooperação Pan-Amazônica para desenvolvimento do turismo e gastronomia, Oficina Culinária de Embutidos e Defumados, reunião do Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará, workshop de inovação em Design Thinking, cases de sucesso da atividade turística, entre outros, envolvendo empresários do trade, profissionais do setor e gestores públicos, trocando experiências e conhecimentos para desenvolvimento da atividade turística paraense.
“Temos um plano de desenvolvimento muito bem definido. Turismo, Gastronomia, Cultura e Natureza são as principais matérias primas que temos. A ideia é que Belém seja o portão de entrada da Amazônia, mas com o viés cultural e também se sobressaindo na questão da cultura gastronômica”, finalizou Góes.