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Destinos / Feiras e Eventos / Política

Embratur destaca maior representatividade brasileira, novos focos e melhor orçamento para 2024

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Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participa da 34ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que acontece até domingo (3). Neste ano, a agência conta com 32 coexpositores brasileiros e 5 segmentos prioritários. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, falou com exclusividade ao M&E, sobre as novidades trazidas para a feira, além do planejamento e expectativas para este ano. 

“Se criou uma relação de parceria e isso resultou essa representatividade grande do Brasil na feira”

“Somando os estandes próprios e coexpositores, esse é o maior número de participação do Brasil na feira. E isso é o resultado dos diálogos que estabelecidos pela Embratur no último ano. Colocamos o governo federal mais acessível às prefeituras, aos gestores públicos e privados, as agências e companhias aéreas. A gente tem trabalhado e isso aproxima os entes. Se criou uma relação de parceria e isso resultou essa representatividade grande do Brasil na feira. E há uma diversidade muito grande de representação das regiões, o que é muito importante”, afirmou Freixo.

Durante a BTL 2024, a Embratur assina novos contratos, como um acordo ACT com a TAP – que tem como objetivo unir esforços em prol do desenvolvimento do turismo internacional no Brasil, além de lançar novas campanhas, como o Brasil For Foodies.

Entre os coexpositores da Embratur, estão: Tourmed DMC, Estado de São Paulo, São Sebastião/SP, Azul Linhas Aereas, Gol, Latam, Personal Brasil Incoming DMC, Iguassu Falls, Nattrip DMC Brasil, Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Pernambuco, Salvador da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Maceió, Serra da Capivara- Piauí, Visite São Paulo, Nordeste Off Road Expedições, Praia Rica Expedições – Tocantins, Rota das Emoções, Soul Tour Brasil Incoming Tour Operator, Del Bianco Travel Experience, Visit Rio, Compass Brasil DCM, Grou Turismo, GM Group, Fasano, Itaparica Tour Operator & DMC e Journey DMC Brasil. Esta é a maior participação do Brasil na feira.

Segmentação e novos focos

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Estande do Brasil na BTL 2024 (Ana Azevedo/M&E)

Para este ano, a agência trouxe experiências de cinco segmentos prioritários que, de acordo com o presidente da Embratur, representam a preferência do mercado europeu. São eles: Sol & Praia, Natureza, Gastronomia, Cultura e Turismo de Luxo. No último ano, o foco foi ecoturismo e turismo de aventura. A mudança de segmentos apresentados este ano se dá por conta do sucesso na divulgação dos segmentos trabalhados em 2023.

“Já atingimos o objetivo. Nos tornamos o maior destino de ecoturismo do mundo e antes desta gestão, estávamos fora de qualquer prateleira de ecoturismo, por conta do que vivíamos no Brasil. Recuperamos a imagem e atingimos uma marca muito significativa. Como o objetivo foi alcançado, ampliamos. O objetivo dos novos cinco pontos é trabalhar que o Brasil não é só sol e praia. Há muita coisa além”, explicou o presidente.

Um dos segmentos que será bastante explorado pela Embratur este ano será o segmento gastronomico, visto que o Brasil é forte concorrente ao prêmio da World Travel Awards (WTA), considerado o Oscar do turismo, como Melhor Destino Gastronomico da América Latina em 2024. Para alcançar o título, o Brasil conta com os votos da população.

“Tem que votar. É um reconhecimento muito importante para o país. Estamos com a campanha Brasil for Foodies, que será lançada aqui na BTL e vai ser muito importante, pois queremos trabalhar o Brasil como maior destino gastronomico. Temos uma gastronomia intensa e diversificada e merecemos este título. Todas as culinárias do país são espetaculares e estão próximas da história das regiões. A gastronomia é o saber e o sabor e um grande indutor do turismo”, adiantou. “É um segmento muito forte. Já temos um tempo que estamos sempre trazendo chefs brasileiros para cooking shows durante as feiras e vamos continuar trabalhando em ações voltadas a este tema”, complementou.

Sucesso em 2023 dita caminho da agência

Entrevista do presidente da Embratur no ME e1709126616181 Embratur destaca maior representatividade brasileira, novos focos e melhor orçamento para 2024

Freixo compartilhou novidades e apresentou resultados do último ano (Foto: Ana Azevedo)

“Muito feliz”. É assim que Freixo avalia seu primeiro ano a frente da agência. “Fomos felizes. Na escolha da equipe, na escolha da comunicação, resultando na maior arrecadação, de 6,9 bilhões de dólares só com o turismo internacional, valor que supera o arrecadado na Copa do Mundo Fifa de 2014. É um numero extraordinário – fruto de muito acerto, principalmente para um ano que não contou com nenhum grande evento do nível de uma Copa do Mundo. Isso é um indício dos acertos. Acho que esta é a avaliação de 2023 e foi um ano de muito aprendizado também, de entender como chegar em cada mercado, do que precisávamos trabalhar e como e neste ano, vamos aperfeiçoar ainda mais. Este é o caminho”, celebrou Marcelo. 

“Fomos felizes. Na escolha da equipe, na escolha da comunicação, resultando na maior arrecadação, de 6,9 bilhões de dólares só com o turismo internacional, valor que supera o arrecadado na Copa do Mundo Fifa de 2014”

Se em 2023 os resultados foram positivos, para 2024 a Embratur espera um aumento no número de turistas estrangeiros, marcando um sucesso ainda maior. “A gente recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros só em janeiro deste ano. A expectativa é boa. Em 2023, atingimos os números pré-pandemia e acredito que, sem contratempos, ampliaremos os voos, e pelos muito diálogos que temos tido com operadoras e companhias aéreas, teremos mais destinos prontos na prateleira, atraindo ainda mais turistas”, disse.

O planejamento para 2024 segue esta linha de raciocínio, apoiado por um orçamento melhor do que o do último ano – que atrapalhou (e bastante, de acordo com o presidente), um resultado ainda maior.

“Tudo que estava no alcance da nossa criatividade orçamentaria fizemos”

“Conseguimos um orçamento de R$ 200 milhões com o governo, mas não é o suficiente, pelo tamanho do Brasil e o tamanho do trabalho que temos a fazer. Temos o contrato com o Sebrae, que é um grande parceiro e é o que viabiliza que participemos das feiras e eventos internacionais de qualidade. Também garantimos 1% da receita das apostas das Bets, mas não sabemos o valor que será repassado ainda, pois não foi mensurado. E hoje (28), foi publicada uma MP que permitiria que a Embratur seja contratada pelo próprio governo de forma direta, o que poderia ajudar. Tudo que estava no alcance da nossa criatividade orçamentaria fizemos”, afirmou. 

Mas afinal, qual seria a receita ideal para a Embratur? Segundo Freixo, o céu é o limite. Mas o custeio já está equacionado. “O custeio sabemos quanto é, mas investimentos em promoção podem ser infinitos. Quanto mais tivermos para trabalhar, melhor. Acredito que na faixa de R$500 a 600 milhões seria um bom começo”, revelou.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.

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