Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Embratur e ProColombia formalizam promoção conjunta de Brasil e Colômbia

WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.40.25

Luis Antonio Balduino, embaixador do Brasil na Colômbia, Carlos Brito, presidente da Embratur, Flávia Santoro, presidente da ProColombia, e Gilberto Salcedo, VP de Turismo da ProColombia (Divulgação)

Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e ProColombia formalizaram um Memorando de Entendimento para cooperação entre as instituições a fim de aumento do fluxo de turistas em ambos os países. O documento foi assinado na Vitrina Turística Anato 2022, feira de turismo mais importante da Colômbia, que conta com estande próprio da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo.

“Com relação ao turismo, a Colômbia e o Brasil possuem muitas afinidades, já que compartilham uma fronteira terrestre de mais de 1,6 mil quilômetros. A união de forças para realização de ações conjuntas para divulgação dos dois países trará benefício mútuo. Com este acordo, vamos identificar gargalos e resolvê-los com celeridade para que tenhamos bons resultados”, explicou Carlos Brito, presidente da Embratur, durante a cerimônia de assinatura.

A união de forças para realização de ações conjuntas para divulgação dos dois países trará benefício mútuo. Com este acordo, vamos identificar gargalos e resolvê-los com celeridade para que tenhamos bons resultados”, disse Carlos Brito

“Estamos decididos a realizar a promoção conjunta junto à Embratur e ao Brasil também para a formação de rotas que vão significar muito mais oportunidades, mais conectividade e mais desenvolvimento para a nossa região. O Brasil é um grande aliado e este acordo é o primeiro dentre vários passos para o aumento de relações comerciais entre os países pela via do turismo”, disse Flavia Santoro, presidente da ProColombia.

Ações programadas

Dentre as diversas ações previstas, está o intercâmbio de informações para o fomento das atividades turísticas; a cooperação na inteligência turística mediante o compartilhamento de ferramentas bigdata e estatísticas relacionadas ao turismo; realização conjunta de eventos promocionais e exposições; e a programação de ações de marketing turístico e atividades de promoção.

Segundo Brito, é necessário aumentar a conectividade entre os países e já há reuniões marcadas entre Embratur e ProColombia para que sejam feitas ações de divulgação alinhadas ao anúncio de novos voos. “Hoje, há aproximadamente 30 voos semanais entre os países. Queremos passar a ter em torno de 60 voos operados por no mínimo quatro companhias aéreas ainda durante o primeiro semestre de 2022”, detalhou.

O acordo prevê, também, a possibilidade de promover o uso mútuo de experiências na área do desenvolvimento humano e em atividades educacionais voltadas ao turismo.

Para o embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Carneiro, o acordo é um pilar importante para que a população dos dois países se conheçam ainda mais e possam identificar suas similaridades culturais. Para ele, a visita do presidente colombiano Ivan Duque ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro foi muito de suma importância para que a aproximação pudesse ocorrer. “Este Memorando surgiu após o encontro dos dois presidentes”, disse.

Receba nossas newsletters