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Destinos / Política / Turismo em Dados

Embratur quer retomar número de turistas estrangeiros pré-pandemia até 2023

Já são esperados 4 milhões de turistas internacionais durante todo este ano de 2022

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Karisa Nogueira e Silvio Nascimento, da Embratur

SÃO PAULO – Apesar do GlobalData apontar que o Brasil só deve voltar ao patamar de 6 milhões de turistas estrangeiros anuais em 2024, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) afirmou, nesta terça-feira (5), em coletiva de imprensa realizada na capital paulista, que o país tem a meta ambiciosa de superar estes números ainda em 2023.

Silvio Nascimento, presidente da Embratur, acredita que, ainda em 2022, o Brasil atingirá a meta de 4 milhões de turistas internacionais. Para conseguir alcançar estes números, a agência tem realizado uma série de ações com mercados prioritários para reposicionar o Brasil na prateleira internacional

“Diante dos números que já temos, quem sabe não conseguimos superar este numero ainda este ano. É uma expectativa e um pensamento otimista nosso”, afirmou Karisa Nogueira, gerente de publicidade, propaganda e marketing digital da Embratur.

Ações para atração de turistas

Com um orçamento recorde, a Embratur tem uma agenda de ações cheias este ano. Somente no primeiro semestre, a participação em feiras, realização de presstrips, roadshows e campanhas publicitárias fizeram parte do calendário da agência. Para o segundo semestre, a Embratur pretende replicar as ações, que tiveram um resultado positivo.

Na área de publicidade, a Embratur realizou duas grandes campanhas internacionais. A primeira foi a campanha de visa free – que teve como foco principal comunicar para os americanos sobre a isenção de visto desde 2019.

“Iniciamos com esta grande campanha que aconteceu em fevereiro e março, e teve um retorno excelente com a entrada de estrangeiros americanos no Brasil – dados da expedia, um dos veículos onde a campanha foi veiculada, apontaram este sucesso. Foram 5,7 milhões de retorno. Para cada um dólar investido tivemos retorno de 38 dólares”, afirmou Karisa.

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Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Canadá e Estados Unidos sediaram etapas da iniciativa que visa fortalecer a imagem do Brasil internacionalmente

Em maio e junho, a Embratur voltou a focar nos EUA com a campanha, ‘Visit Brazil – a WOW experience’. “Os Estados Unidos é o segundo maior mercado prioritário pro Brasil – como emissor de turistas e de importância, devido a serie de indicadores que colocamos no mapa de prioridade. Durante junho inteiro, colocamos um painel na Times Square com esta campanha”, frisou.

A segunda grande campanha teve o mercado latino americano como alvo, em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, nos meses de fevereiro e março. “A campanha 1,2,3 Brasil, vem para o melhor verão do mundo foi o que precisávamos. Segundo a inteligência, era um momento que os viajantes destes países buscavam por destinos de sol e praia – e por isso o investimento neste mote”, explicou Nogueira.

Na área de relações publicas, a agência realizou uma serie de presstrips com jornalistas e influenciadores do exterior para destinos brasileiros. O retorno de investimento destas ações foi de 30 milhões em mídia espontânea nos países alvo: Alemanha, Dubai, Espanha, França, Itália, Portugal, Argentina, Chile, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai.

“Realizamos neste semestre algumas presstrips internacionais. Levamos 15 participantes para a Espanha, para a rota das emoções; em Maio, trouxemos do Chile e do Paraguai para Pernambuco, emjunho, dos Emirados Árabes no Amazonas e Rio de Janeiro, com jornalistas e influencers Norte Americanos para Corumbá, Pantanal e Mato Grosso do Sul e ainda em junho, com participantes de Portugal para o Sul da Bahia”, disse a diretora.

FEIRAS –  A agência também marcou presença em diversas feiras internacionais, sendo elas: Fitur, com 24 co-expositores; Anato, com 17 co-expositores; BTL, com 25 co-expositores; BIT Milão, com 12 co expositores; IMEX, com 10 co-expositores e a FIEXPO, com 14 co-expositores.

ROADSHOWS – Também foi realizado uma série de Roadshows, capacitando o trade local, divididos em duas rodadas, a primeira com 5 eventos nos EUA e Canadá, com 524 capacitações, 1000 rodadades de negócios e + de 7 mil contatos comerciais. Já a segunda foi na América Latina, em destinos como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai, com 648 capacitações, 900 rodades de negócios e mais de 9 mil contatos comerciais

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