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Destinos / Política

Embratur tem orçamento recorde em 2022

embratur sede

Agência de promoção turística tem orçamento de 100 milhoes de reais anual até 2023 para a promoção internacional, mas busca novos recursos

SÃO PAULO – A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) tem um orçamento recorde em 2022, com US$ 20 milhões (R$ 100 milhões) em recursos para trabalhar na promoção turística do País no exterior. Para se ter uma noção, em 2019, o orçamento da agência era de 8,5 milhões de dólares. O crescimento se deve graças a um repasse do Sebrae, que também injetará outros R$ 100 milhões em 2023.

“Até julho do ano passado, ficamos restritos ao nacional, por conta das portas fechadas. Agora esta mais fácil e estamos fazendo um investimento grande na promoção dos nossos destinos no exterior. Estamos com mais recursos este ano – um recurso recorde – graças a uma parceria com Sebrae”, afirmou Karisa Nogueira, gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital da Embratur, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (5).

Apesar do recorde no recurso, para a agência, o valor ainda é muito abaixo se comparado a outros destinos. Para se ter uma ideia, o México investe cerca 500 milhões por ano. “Os US$ 20 milhões apesar de um recorde, ainda é pouco. Mas temos feito muito em cima dele”, completou Karisa.

Para Silvio Nascimento, presidente da Embratur, tem sido feito inúmeros esforços para aumentar ainda mais estes recursos. “Estamos correndo um PL que cria a loteria do turismo. Isso traria um recurso aos poucos para a gente e crescente. Provavelmente levará 1 ano e meio para a implantação e inicio dessa captação. A expectativa é que gere R$ 200 milhões por ano de orçamento proveniente desta arrecadação e temos a esperança de que isso possa chegar a R$ 1 bilhão. Se chegar, será maravilhoso e teremos a condição de tratar o Brasil com o respeito que ele merece”, afirmou Silvio.

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