Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Emissão de vistos norte-americanos no Brasil cresce mais de 5.000% em um ano

Travel concept. Suitcases and signpost what to visit in USA. 3d

No primeiro mês de reabertura dos postos consulares, em novembro, a emissão de vistos cresceu 584% e chegou a 24 mil vistos

A emissão de vistos norte-americanos para brasileiros disparou no ano de 2021. Se em janeiro do ano passado, apenas 995 vistos tinham sido emitidos, este número chegou a 50.794 vistos agora em dezembro. O aumento de 5000% está diretamente ligado à retomada da emissão de vistos em novembro e foi compartilhado através de um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, a partir de dados públicos do Departamento de Estado.

No primeiro mês de reabertura dos postos consulares, a emissão de vistos cresceu 584% e chegou a 24 mil vistos. Apenas nos vistos de turismo, a alta foi de mais de 2000% em comparação a outubro. Em dezembro, a emissão praticamente dobrou e se aproximou dos 43 mil vistos B1/B2 emitidos, cerca de 1,4 mil a cada dia.

“Houve uma demanda bastante represada durante praticamente o ano todo, em razão das restrições adotadas pelos Estados Unidos para conter a expansão da Covid-19 no país, o que incluiu barrar a entrada de viajantes internacionais”, explica o sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre. “Com a queda nos casos de Covid-19 nos EUA, tudo indica que a situação continuará normalizada e não estão previstas novas interrupções nos serviços”, completou.

No Brasil, os consulados ficaram fechados ou com grande parte de seus serviços suspensos durante quase o ano todo. A normalização das atividades aconteceu apenas na segunda semana de novembro, criando uma corrida pelos vistos e uma liberação em massa de pedidos que estavam aguardando análise. Não à toa, os vistos concedidos nos dois últimos meses de 2021 representam 71,83% dos 113.123 documentos expedidos no ano inteiro.

Vistos mais populares – O mais popular é o visto de turismo e negócios (B1/B2), o tradicional para visita aos Estados Unidos para turismo, com 71.661 emissões (63,34%). Curiosamente, pouco mais de 67 mil desses vistos foram deferidos somente em novembro e dezembro, após a reabertura das fronteiras. Em janeiro, por exemplo, foram apenas 82.

Receba nossas newsletters