Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Parques e Atrações / Turismo em Dados

Cerca de 7% da população mundial visitou parques temáticos em 2018

Com uma grande oferta de parques temáticos, Orlando é a líder do ranking

Magic Kingdom segue como atração mais visitada do ranking.

O ano de 2018 representou um marco histórico para indústria mundial de parques temáticos e museus, que pela primeira vez na história ultrapassou a marca de meio bilhão de visitantes. Juntos, os dez maiores grupos do segmento receberam 501 milhões de visitantes, 5,4% a mais que em 2017, quando alcançaram 475 milhões.

Para se ter uma ideia, o número do ano passado corresponde a 7% da população mundial. Há cinco anos, este mercado representava 5%. Os dados são do relatório Theme Index 2018, elaborado pela TEA/AECOM (Associação das Empresas de Entretenimento).

A Disney segue isolada como o maior grupo de entretenimento do setor, com um total de 157,3 milhões de visitantes recebidos em seus parques em 2018, crescimento de 4,9% em relação a 2017. Considerando somente os parques de diversão, o grupo ocupa oito das dez primeiras posições do ranking, com Magic Kingdom (20,8 milhões) e Disneylândia (18,6 milhões) e Disneylândia Tóquio (17,9 milhões) ocupando as três primeiras posições.

Disney, Merlin e Universal encabeçam o Top 10 do segmento.

Disney, Merlin e Universal encabeçam o Top 10 do segmento.

Assim como nos anos anteriores, a segunda colocação ficou com o Merlin Entertainments Group, dentor de marcas como Madame Tussauds e Legoland. O grupo cresceu 1,5% em 2018, chegando a 67 milhões de visitantes.

A Universal também se manteve na terceira posição, com um total de 50 milhões de visitantes, 1,2% a mais que em 2017. A colocação, no entanto, passa a ser ameaçada pela chinesa OCT Parks, que registrou um crescimento de 15,1% e chegou a 49,3 milhões de visitantes. Desta forma, a diferença para a Universal, que era de 6,6 milhões em 2017, caiu para menos de 700 mil.

Um dos destaques da lista é o SeaWorld Parks & Entertainment, que saiu de um queda de 5,5%, na comparação em 2017, para um crescimento de 8,6% em 2018. Entre os parques do grupo, o destaque ficou por conta do SeaWorld Orlando, com crescimento de 16%, e o SeaWorld San Diego, com 20,1%.

Top 25: Parques de Diversões

Top 25: Parques de Diversões

PARQUES DO BRASIL

O Brasil aparece com destaque na lista que engloba as atrações da América Latina. O Beto Carrero World figura na segunda posição da região, atrás apenas do Six Flags, do México. O parque de Penha, em Santa Catarina, registrou em 2018 um total de 2,2 milhões de visitantes, crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior.

Os parques aquáticos brasileiros também apareceram com destaque no estudo. O Top 10 mundial teve duas atrações brasileiras, o Thermas dos Laranjais e o Hot Park Rio Quente. Já o ranking da América Latina contou com seis atrações brasileiras.

Receba nossas newsletters