Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos

Estudo aponta cidades com principais marcas turísticas do mundo; Rio é 62ª

Paris foi eleita a preferida entre os turistas para passar o final de ano, na frente de Londres e Nova York

Paris aparece na primeira posição seguida por Londres, Tóquio e Nova York

Um relatório elaborado pela consultoria de marcas Saffron apontou as 109 cidades com as marcas turísticas mais fortes do mundo. O documento, chamado City Brand Barometer – CBB (Barômetro de marca das cidades) apontou os destinos com maior capacidade de atrair turistas, levando em consideração os ativos da cidade e a força da marca e seu potencial de exposição.

São considerados ativos fatores como um grande número de atrações, uma baixa taxa de criminalidade e até mesmo altos níveis de horas anuais de sol, entre outras características que contribuem para uma percepção positiva dos turistas.

O estudo colocou Paris como a cidade com a principal marca turística, seguida por Londres, Tóquio e Nova York. Singapura aparece em uma surpreendente quinta posição, à frente de Dubai, Barcelona e Madri. Viena e Moscou completam o Top 10.

Apesar de ser um estudo de marcas turísticas de todo o mundo, o CBB considerou apenas cidades que têm o turismo entre as principais atividades econômicas com grande participação no PIB. Devido a isso, ficaram de fora de lista final destinos de grande fluxo turístico como Roma, Milão, Berlim, Amsterdã, Zurique, Washington D.C e Cusco. “Apesar de serem cidades conhecidas pelo turismo global, não foram refletidas na lista final devido a ter mais diversas atividades que contribuem para seu PIB mais significativamente  do que o turismo” diz o estudo.

TOP 10 inclui destinos consagrados e cidades com grandes investimentos em promoção.

TOP 10 inclui destinos consagrados e cidades com grandes investimentos em promoção.

BRASIL

Das 109 cidades listadas no estudo, apenas duas são brasileiras, o Rio de Janeiro, que aparece na 62ª posição, e Brasília, na 67ª. A cidade mais bem colocada na América do Sul é Buenos Aires, na 35ª colocação. A capital argentina é listada ainda no grupo de destinos ‘sob observação’, que têm potencial para ganhar posições nas próximas edições do estudo. No continente, as cidades brasileiras ainda ficam atrás de Santiago, no Chile, que ocupa a 59ª colocação.

Tour pelo Rio de janeiro, no Airpano.com

Rio de Janeiro é a cidade brasileira melhor colocada, na 62ª posição

O TOP 10

As cidades que integraram o grupo dos dez destinos com maior potencial para atrair turistas se destacaram principalmente pela pontuação obtida nos ativos, fator que pode ser influenciado por um grande número de atrações, uma baixa taxa de criminalidade e até mesmo altos níveis de horas anuais de sol, entre outras características que contribuem para uma percepção positiva dos turistas.

Entre as primeiras colocações apareceram cidades consagradas historicamente no turismo internacional, como Paris, Londres, Nova York, Barcelona, Madri e Viena. Moscou também emergiu como grande centro turístico em virtude do potencial histórico e da influência da Copa do Mundo de 2018, que inclusive posicionou São Petersburgo, outra cidade russa, no Top 20.

Já Tóquio vem ganhando espaço nos últimos anos por meio de incentivos governamentais. O governo de, Shinzō Abe, primeiro-ministro do Japão entre 2012 e 2020 elencou o turismo e a promoção internacional como uma de suas prioridades, principalmente por conta dos Jogos Olímpicos, adiados para este ano em função da pandemia de Covid-19.

O investimento e promoção da marca também é destaque de Singapura, que nas últimas décadas se tornou em um dos principais centros financeiros globais do mundo, com grande crescimento econômico, investimentos em infraestrutura e educação e captação de grandes eventos.

DESAFIANTES

O ranking também lista dez cidades postulantes a ocupar o Top 10 em um futuro próximo. Em geral, os desafiantes tendem a receber menos chegadas internacionais e são considerados como destinos turísticos inferiores aos do Top 10, mas são promissores em termos de ativos sólidos, reputação positiva e alta qualidade de vida. Neste grupo aparecem destinos como Seul, Istambul, Pequim, São Petersburgo e Praga.

Cidades "desafiantes"aparecem no Top 20

Cidades “desafiantes”aparecem no Top 20

SOB OBSERVAÇÃO

Neste grupo, o 2020 Saffron CityExplore listou cidades com marcas turísticas fortes, mas que não contam com ativos tão fortes quanto os de destinos com os quais concorrem. Nesta linha, estão Buenos Aires, Los Angeles e Abu Dhabi. O estudo aponta que estas cidades contam com potencial para ganhar mais posições nas próximas edições.

Grupo reúne destinos com marcas fortes mas ativos não tão fortes, de acordo com o barômetro

Grupo reúne destinos com marcas fortes mas ativos não tão fortes, de acordo com o barômetro

BAIXA PERFORMANCE

A consultoria Saffron listou classificou como destinos de baixa performance aqueles que apesar de contarem com grandes ativos não estabeleceram marcas de turismo fortes para os posicionarem no topo da lista de destinos. Neste grupo estão cinco cidades: Porto, Xangai, Sevilha, Brisbane (Austrália) e Atenas.

CONFIRA O RANKING COMPLETO

Rankink de marcas turísticas de cidades

 

 

Receba nossas newsletters