A Europa está procurando tornar as viagens mais fácil para os turistas totalmente vacinados. Os países da União Europeia estão trabalhando para chegar a um acordo sobre como aliviar as restrições de viagens da pandemia no bloco à medida que os níveis de vacinação aumentam. O bloco poderia inclusive acabar com seu sistema de alertas e permitir que viajantes totalmente vacinados viajem livremente usando um passaporte digital da Covid-19.
O documento permite que os viajantes cruzem as fronteiras sem ter que fazer testes ou quarentena e revela se uma pessoa foi totalmente vacinada ou se recuperou da Covid-19. “Dado o impacto considerável no exercício da livre circulação, as pessoas que viajam dentro da UE não deveriam, em princípio, ser obrigadas a entrar em quarentena, exceto em situações excepcionais (por exemplo, novas variantes de preocupação)”, diz a proposta da Comissão Europeia.
Há ainda uma proposta secundária que refina os dados usados para produzir as classificações de alertas e encoraja a implementação de regras mais padronizadas para o tratamento de viajantes em cada zona. A proposta também preserva o uso do “freio de emergência” caso surjam novas variantes.