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Flórida: aéreo e preço do visto são obstáculos para total recuperação do mercado brasileiro

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Dana Young, CEO do Visit Florida

MIAMI – Como vimos aqui no M&E, a Flórida recebeu mais de 8,3 milhões de turistas estrangeiros (overseas – exceto Canadá) em 2023, um crescimento de 18% em relação ao ano de 2022, cerca de 85% do registrado em 2019, período anterior a pandemia.  O destaque vai para o Brasil, que foi o terceiro maior emissor de turistas para o estado norte-americano, atrás apenas de Canadá e Reino Unido, com mais de 1,021 milhão de turistas.

Em entrevista ao M&E durante este Florida Huddle 2024, a presidente e CEO do Visit Florida, Dana Young, comentou sobre este bom momento do mercado brasileiro. Ela diz estar otimista com esta recuperação constante, embora ainda estejamos 22% abaixo dos níveis registrados em 2019, quando a Flórida recebeu 1,38 milhão de visitantes. “Vamos fazer de tudo para ver esse número voltar aos níveis pré-pandêmicos, estamos na direção certa”, disse ela.

Dana diz estar otimista com esta recuperação constante, embora ainda estejamos 22% abaixo dos níveis registrados em 2019, quando a Flórida recebeu 1,38 milhão de visitantes. “Vamos fazer de tudo para ver esse número voltar aos níveis pré-pandêmicos, estamos na direção certa”

Ela lembra que, por conta do longo tempo de espera para emissão dos vistos, que chegou a 500 dias no ano passado, o Brasil acabou ficando um pouco para trás nesta recuperação. “Apesar disso, temos visto recorde de vistos emitidos pela primeira vez no Brasil, o que é uma ótima notícia. Então eu acho que, com os novos vistos e com as renovações dos mais antigos, teremos todo um novo grupo gigante de brasileiros que podem viajar aos EUA”, destacou Dana.

Apesar de estar otimista, Dana Young não quer criar falsas expectativas, já que a conectividade aérea ainda registra uma queda de 36% em relação a 2019. “O nosso principal desafio é o transporte aéreo. Eu acho que a questão do visto não é tão preocupante, apesar do custo para sua emissão tenha subido para US$ 185. Ou seja, para um família de quatro ou cinco pessoas, acaba ficando muito caro. Acho que esse são os problemas, além da inflação geral no mundo todo”, complementou a CEO.

“O nosso principal desafio é o transporte aéreo. Eu acho que a questão do visto não é tão preocupante, apesar do custo para sua emissão tenha subido para US$ 185. Ou seja, para um família de quatro ou cinco pessoas, acaba ficando muito caro. Acho que esse são os problemas, além da inflação geral no mundo todo”

Apesar disso, o Turismo na Flórida está bombando, com quebra de recordes ano a ano em movimentação. Tanto é que o estado chegou a 95% de recuperação da pandemia, enquanto nos Estados Unidos essa retomada está em 77%. “A Flórida hoje tem um marketshare de 30% dentro dos EUA para o mercado internacional e 14% para o doméstico. É o estado número #1 para viajantes e os amamos. Tanto é que a movimentação em 2022 chegou a US$ 121,5 bilhões”, destacou Young.

Mais de 1,5 mil agentes capacitados de julho de 2023 a janeiro de 2024

Brianna Green e Dana Young do Visit Florida Flórida: aéreo e preço do visto são obstáculos para total recuperação do mercado brasileiro

Brianna Green e Dana Young, do Visit Florida

Rafaela Gross Brown é a executiva responsável pelo treinamento das agências e operadores no Brasil. A executiva viaja o Brasil inteiro e, de julho de 2023 a janeiro de 2024, já capacitou mais de 1,5 mil agentes de viagens. Há ainda o Florida Travel Pro, que é a plataforma de e-learning, e a constante missão do destino nas feiras e missões. Em parceria com operadoras como Azul Viagens, Magic Blue, Orinter, Agaxtur, o Visit Florida promoveu treinamentos e participa das maiores feiras, como WTM-LA.

E como melhor vender a Flórida? A CEO Dana Young deu dicas. “Acho que focar não apenas no que os brasileiros sabem sobre Flórida, como Miami, compras, Orlando, praias, parques temáticos…Temos que dar às pessoas motivos para continuarem voltando para a Flórida. Então, obviamente, eles voltam para os lugares que conhecem e amam, mas têm motivos para passarem mais dois, três ou quatro dias e conhecerem lugares inéditos. Por isso, temos nos esforçado muito para educar os profissionais de turismo no Brasil sobre o que está disponível de novidade”, destacou ela.

“Acho que focar não apenas no que os brasileiros sabem sobre Flórida, como Miami, compras, Orlando, praias, parques temáticos…Temos que dar às pessoas motivos para continuarem voltando para a Flórida”

E o Brightline ajuda muito nesta viagem pela Flórida. O trem de alta velocidade que liga Miami, Orlando e uma série de destinos espera 6 milhões de passageiros neste ano de 2024. “Mas não é apenas uma conexão entre Orlando e Miami, na verdade dá às pessoas a oportunidade de explorar a costa leste e a costa sudeste da Flórida. Então eu acho que é um ótimo complemento para o nosso produto turístico, criando flexibilidade em suas viagens”, disse Dana.

Concorrência com a Flórida aumenta no Brasil

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Palm Beaches, na Flórida (Divulgação)

Questionamos Dana Young sobre o que ela pensa da concorrência no Brasil, com diversos destinos norte-americanos reinvestindo ou investindo pela primeira vez. “Não somos estranhos à concorrência. Na verdade, acolhemos-a porque acreditamos que o que temos para oferecer tem muito mais ou é muito mais do que outros estados têm. Quero dizer, realmente, a única coisa que não temos na Flórida são montanhas, mas para isso temos cânions e pontes”, destacou Young.

“Não somos estranhos à concorrência. Na verdade, acolhemos-a porque acreditamos que o que temos para oferecer tem muito mais ou é muito mais do que outros estados têm”

Ela disse ainda que, ao colocar o produto turístico contra qualquer outro estado em qualquer dia da semana, sabe que sairia na frente. “E também não sei quanto comprometimento outros estados demonstraram com o mercado brasileiro ao longo dos anos, mas a Flórida tem sido um parceiro muito estável, consistente e comprometido com a indústria de turismo e viagens no Brasil. Portanto, não somos novatos nisso. Estamos no país há muito tempo”, finalizou.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

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