Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Vai e Vem

Fornatur elege Fabrício Amaral, da Goiás Turismo, como novo presidente

DSC_0145

Fabrício Amaral, novo presidente do Fornatur, e Bruno Wendling atual presidente do Fornatur

FORTALEZA – O Fornatur (Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo) elegeu um novo presidente nesta quinta-feira (7), em reunião antes do segundo dia da Expo Abav 2021. Fabrício Amaral, da Goiás Turismo, que é vice-presidente na chapa atual de Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS, foi eleito por unanimidade, em chapa única, na qual Bruno Reis, presidente da Emprotur, assume como VP.

O M&E noticiou em primeira mão a novidade, nesse primeiro dia de Expo Abav. Em entrevista exclusiva, Fabrício Amaral destacou que o ambiente coeso da gestão atual vai continuar. “E entendi que uma das pautas prioritárias é profissionalizar o Fornatur, com CNPJ, conta e assessoria parlamentar, jurídica e de marketing. Temos que tratar o Fornatur com a importância que ele tem”, destacou Amaral.

DSC_0214

Bruno Wendling, atual presidente, Fabricio Amaral, futuro presidente, e Bruno Reis, futuro vice-presidente do Fornatur

A nova chapa assume em dezembro de 2021 e pode permanecer no cargo até dezembro de 2023. O biênio pode ou não ser respeitado, mas é algo que ainda vai depender das eleições estaduais no ano que vem.

A surpresa da chapa de Fabrício Amaral é a sua diretoria formada por quatro mulheres. “O Fornatur será liderado por cabeças femininas inteligentes”, disse ele, que celebrou a presidência. “Estou feliz. Comecei em 2003 no Ministério do Turismo, como estagiário, sou autor da Lei Geral do Turismo, fiz muitas leis, vivo minha vida advogando para o turismo, sou especialista mestre em políticas públicas, então acho que estou preparado para deixar minha contribuição com o setor no Fornatur”, destacou.

Fabrício ainda destacou um projeto nacional de apoio a mais de 3 mil municípios, via Fornatur e todas as estâncias, que começou já nesta quinta-feira (7). “E também precisamos de uma pauta política envolvendo os secretários e nos posicionar politicamente nas pautas do legislativo e executivo, colocando todo mundo do mesmo lado, porque na realidade não tem lado. O Fornatur não é contra nada e precisamos entender este processo ultrapassa o mandato e suas ideologias”, frisou Fabrício.

n

Nova diretoria do Fornatur

O novo presidente do Fornatur também comentou ao M&E sobre sua escolha como vice-presidente. “Bruno Reis entende muito de mercado nacional e internacional, além de representar o Nordeste que é simbólico”, finalizou.

Bruno Reis, presidente da Emprotur

Bruno Reis, presidente da Emprotur

Como novo vice-presidente eleito do Fornatur, Bruno Reis, diretor-presidente do Emprotur, afirmou que a influência do Fornatur e do próprio turismo tem que ser aprimorada, com maior diversidade e inovação. “Temos que pensar como que fazemos para nos aproximar de outras indústrias. Além disso, vamos trabalhar para fazer do Fórum mais técnico e qualificado”, destacou Bruno, que ainda elogiou a liderança feminina na nova chapa. “Era um argumento desta chapa, com mulheres na gestão de liderança do turismo”, destacou.

Bastão será passado em Bonito ou em Gramado

O atual presidente do Fornatur, Bruno Wendling, também em entrevista ao M&E, fez um balanço de sua gestão de quase dois anos e lembrou que foi a única chapa que conquistou verba repassada pelo MTur de R$ 13 milhões. “Cada estado ganhou R$ 500 mil reais, uma conquista do Fornatur, com articulação política”, destacou.

Bruno disse que a ideia é passar o bastão para Fabrício Amaral no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), em novembro, ou até mesmo em Bonito (MS), em dezembro, no dia 2 de dezembro, data em que teremos o voo inaugural a partir de Congonhas”, disse.

Secretários do Fornatur

Secretários que participaram da reunião do Fornatur

Bruno completou: “quando eu assumi o Fornatur, quis mudar a gestão do Fórum, ao lado do Hugo Veiga, do Maranhão. E desde que fui eleito, tivemos apenas três reuniões físicas (a terceira acontece hoje). Apesar disso, o Fornatur ganhou autoridade na pandemia. Passamos a compor o conselho do Movimento Supera Turismo, um orgulho para um órgão que já foi conhecido por conta da políticagem. Nossa dinâmica deu uma nova lógica para o Fórum”, disse.

Nova diretoria do Fornatur

  • Presidente: Fabrício Amaral (Goiás Turismo)
  • Vice-presidente: Bruno Reis (Emprotur)
  • Vice-presidente Centro Oeste – Jefferson Moreno (Secretaria de Turismo do Mato Grosso)
  • Vice-presidente Nordeste – Ruth Avelino (PBtur)
  • Vice-presidente Norte – Rosa Abdon (Secretaria de Turismo do Amapá)
  • Vice-presidente Sudeste – Lenise Loureiro (Secretaria de Turismo do Espírito Santo)
  • Vice-presidente Sul – Isabela Tioqueta (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná)
Receba nossas newsletters