Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Fornatur vai a Brasília apresentar relatórios com locais de risco em todo o país

7766

Fabricio Amaral, presidente do Fornatur

Representantes estaduais do Turismo, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e do Ministério do Turismo voltaram a se reunir nessa quinta-feira (27), como parte de uma série de encontros que o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo vem fazendo para discutir a prevenção de acidentes durante a prática de ecoturismo, como a tragédia em Capitólio (MG) no início do ano.

Segundo o diretor executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, o Turismo na Natureza tem valor estratégico. Por isso a Abeta trabalha com foco em “qualidade, segurança e sustentabilidade”. Em sua apresentação, Luiz destacou o trabalho da associação na construção de legislação para a área, divulgou oferta de capacitação e falou sobre o trabalho da Abeta, com intenção de transformar o Brasil em referência nesse tipo de atividade turística.

Já a representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade contou que o ICMBio está criando normas para garantir segurança aos visitantes dos parques e unidades de conservação ambiental. Pelo Ministério do Turismo, Nicole Facure e Rafaela Lehmann falaram sobre os programas de segurança turística, turismo responsável, sustentabilidade e turismo de base comunitária, que estão sendo finalizados para ser colocados em prática.765Na última semana, ficou decidido que os estados deverão entregar, até esta sexta-feira (28), os relatórios com locais considerados de risco. Um grupo de trabalho fará vistorias nos locais prioritários para elaboração de laudos técnicos. Com participação em peso de técnicos e dirigentes estaduais do Turismo, Fabrício Amaral, presidente do Fornatur, adiantou que na semana que vem estará em Brasília apresentando ao MTur os relatórios elaborados pelos estados

Fabrício, que também é presidente da Goiás Turismo, aproveitou para convidar os dirigentes estaduais para o 1º Congresso Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, programado para o mês de maio, em Goiânia, com a presença de palestrantes internacionais das principais trilhas do mundo e representantes de mais de 50 trilhas regularizadas.

Receba nossas newsletters