Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

França deve ampliar toque de recolher para evitar novo confinamento

museu do louvre pedro menezes mee

O toque de recolher noturno imposto não está sendo suficiente e novas medidas parecem estar a caminho (Pedro Menezes/M&E)

A França enfrenta hoje a segunda onda da pandemia de Covid-19. Somente nas últimas 24 horas, mais de 26 mil novos casos foram confirmados. Já são mais de 1,16 milhão de infectados desde o começo da pandemia, em março, e o rápido e recente avanço desta segunda onda não poderá mais ser ignorado pelo Governo Francês. O toque de recolher noturno imposto não está sendo suficiente e novas medidas parecem estar a caminho.

Antes de um possível reconfinamento total, o que o governo quer evitar a qualquer custo, há a possibilidade de estender o toque de recolher ou até mesmo criar um sistema de confinamento local. As decisões serão tomadas pelo presidente Emmanuel Macron ainda esta semana, após reunião do Conselho de Defesa Sanitária da França, que acontecerá na quinta (29), e a resolução sobre as medidas que serão tomadas, o que deve acontecer já na sexta-feira (30).

São medidas para tentar evitar um reconfinamento total do país e um aumento ainda maior no número de contanimações, que chega a 100 mil por dia, de acordo com o presidente do Conselho Científico Covid-19 da França, Jean-François Delfraissy. “Estamos numa situação difícil. Prevíamos sim que haveria uma segunda onda, mas ficamos surpresos com toda a brutalidade deste avanço de infectados pelo menos há dez dias”.

Para um dos líderes da maioria do Parlamento Francês, “as medidas tomadas até agora não são suficientes” e que o governo terá que “tentar fazer com que a população aceite novas restrições”. Entre as medidas que devem ser anunciadas na sexta, há uma atualização planejada para aprimorar a eficácia das medidas de toque de recolher introduzidas desde 17 de outubro, que hoje afetam quase dois terços dos franceses.

O presidente do Parlamento Francês, Jean-François Delfraissy, cogitou hipóteses para conseguir retardar a propagação do vírus. Entre elas, “avançar para um toque de recolher mais massivo”, em horário ampliado, válido para todo o território nacional, “e que pode ser implementado também nos fins de semana”. A medida já esteve em vigor na Guiana Francesa durante o verão europeu, onde o toque de recolher começava todos os dias às 17h.

Fonte: Le Monde

Receba nossas newsletters