Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Freixo promete dedicação total na captação de recursos para Embratur em Brasília

Marcelo Freixo eric ribeiro

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em entrevista ao M&E na BTL 2023 (Eric Ribeiro/M&E)

LISBOA – O maior desafio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) é hoje a captação de recursos financeiros para se sustentar e poder promover o Brasil no exterior à altura do seu potencial. E o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sabe que o caminho para captar estes recursos não será tão fácil e nem tão rápido assim, já que depende do Congresso Nacional e de uma inteira reestruturação de fonte de financiamento para a promoção regular.

Em entrevista ao M&E durante a BTL 2023, sua primeira feira internacional como presidente da Embratur, Freixo afirmou que este é hoje o principal desafio, após já ter resolvido os dois primeiros. “A Embratur não tem orçamento. O maior desafio da Embratur hoje é o recurso. O primeiro era consertar o erro, o que já foi feito. O segundo era montar uma equipe. E agora temos que buscar a sustentabilidade da empresa e é isso que vamos nos dedicar nos próximos seis meses”, afirmou Freixo.

“O maior desafio da Embratur hoje é o recurso. O primeiro era consertar o erro, o que já foi feito. O segundo era montar uma equipe. E agora temos que buscar a sustentabilidade da empresa”

Não é algo rápido de acontecer, porque tem que passar pelo Congresso Nacional, através de Medida Provisória, mas Freixo acredita que a Embratur precisa passar por uma reestruturação de fonte de financiamento para promoção regular, porque há o gasto em promoção, mas também há o custeio. “Precisamos ter uma garantia de custeio que não pode ser a mesma fonte de promoção, e hoje não tem separação. É um amadorismo muito grande que acabamos herdando”, destacou o presidente.

Freixo sabe que é preciso conseguir fazer com que a Embratur aproveite bem a sua condição técnica, mas para isso também é necessário recurso. “Para a condição técnica chegar onde pode chegar, é preciso recurso, o que passa pela minha capacidade de diálogo com o Congresso Nacional. Vou me dedicar a isso em Brasília”, frisou Marcelo.

Maior desafio do Brasil?

Marcelo Freixo eric ribeiro

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

Se o maior desafio da Embratur é o recurso financeiro, o maior desafio do Brasil é o preço do aéreo. “A passagem está cara. Vamos falar a verdade. Tivemos uma reunião excelente com a CEO da TAP, já me reuni com as presidências da Azul, Gol e Latam, o diálogo é amplo, mas hoje a passagem aérea é um gargalo muito sério. Pelo preço que você faz uma viagem para o Brasil, você também faz uma viagem para o Caribe com pacote completo. Isso é uma questão concreta que teremos que dar trato”, diz Freixo.

“Embora o preço do combustível de aviação seja um grande problema, infelizmente não é uma alçada da Embratur. “O que nos cabe é oferecer o maior número de destinos para que as companhias aéreas possam criar mais opções de voo e manter o diálogo permanente”

Embora o preço do combustível de aviação seja um grande problema, infelizmente não é uma alçada da Embratur. “O que nos cabe é oferecer o maior número de destinos para que as companhias aéreas possam criar mais opções de voo e manter o diálogo permanente. A intenção é sim que tenha a redução do preço da passagem aérea, já que o preço é um obstáculo maior, imediato e direto. O setor de maior poder aquisitivo, você consegue manter no Brasil, mesmo com preço mais alto, desde que você qualifique o produto, mas aí você não massifica. O Brasil tem uma diversidade muito grande de destinos”, finalizou.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters