
A organização, que reúne 47 CVBs e Entidades de Destinos associados em todo o Brasil, aponta os efeitos que shows e eventos nacionais e internacionais têm sobre o país (Divulgação/Rock in Rio)
A Unedestinos, organização que representa 47 Conventions & Visitors Bureaus (CVBs) em todo o Brasil, ressalta a importância dos grandes eventos de entretenimento para o fortalecimento da economia brasileira, além do impacto direto no turismo. Shows, festivais e exposições geram efeitos positivos em diversos setores, ampliando o consumo em áreas como hotelaria, transporte, bares e restaurantes.
Segundo Toni Sando, presidente da Unedestinos, os eventos têm um “efeito multiplicador” que atinge uma vasta gama de setores. Como exemplo, o show da Madonna no Rio de Janeiro, em maio de 2023, gerou um aumento de 24% nas vendas de roupas e acessórios, além de impulsionar transporte (17%), fast food (14%) e até farmácias (11%), de acordo com dados da Visanet.
Outro exemplo é o Rock in Rio, encerrado em setembro, que movimentou cerca de R$ 3 bilhões na economia do Rio de Janeiro. Esses eventos não apenas atraem turistas, mas também geram milhares de empregos e reforçam a infraestrutura das cidades, beneficiando desde pequenos comerciantes até grandes redes de serviços.
“É fundamental promover o desenvolvimento turístico de forma sustentável, articulando iniciativas que conectem o entretenimento a outras cadeias produtivas. O Brasil tem um enorme potencial para elevar ainda mais os resultados econômicos do turismo, mas, para isso, é essencial que o setor público e a iniciativa privada se unam para promover grandes eventos que atraiam cada vez mais público e gerem benefícios amplos para todos os setores”, reforça Sando.
A Unedestinos atua em mais de 200 cidades, ajudando a potencializar o impacto econômico e turístico desses eventos em todo o país.