Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

ITB: São Paulo estreita laços com mercado internacional e negocia voos entre Guarulhos e Egito

Ana Clemente, Setur-SP, e Aline Moretto, do Visite São Paulo

Ana Clemente, Setur-SP, e Aline Moretto, do Visite São Paulo (Eric Ribeiro/M&E)

BERLIM – O Estado e a cidade de São Paulo estão juntos na promoção do destino em duas das principais feiras internacionais da Europa. A Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo e o Visite São Paulo participaram da BTL 2023, de Lisboa, que ocorreu entre os dias 1 e 5 de março, e da ITB Berlim, que começou na terça-feira (7) e será encerrada nesta quinta (9). Na bagagem, uma série de contatos e negociações para que o destino volte a receber mais voos, turistas e eventos.

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo está representada por Ana Clemente, coordenadora de Produtos. Já o Visite São Paulo está sendo representado por Aline Moretto, gerente de Relacionamento e Promoção. Numa promoção praticamente conjunta, as executivas finalizam esta caravana pelas duas feiras com mais de 50 reuniões e contatos realizados com grandes players do mercado europeu, com destaque para uma reunião importante com a companhia aérea Air Egypt.

“A Air Egypt revelou a intenção de operar voos entre Cairo e Guarulhos até outubro deste ano, sendo charter ou regular”

Para quem não lembra, a Embratur no ano passado negociou voos com a Egypt Air. E nesta ITB 2023, a companhia voltou a demonstrar interesse pelo mercado brasileiro. “A Air Egypt revelou a intenção de operar voos entre Cairo e Guarulhos até outubro deste ano, sendo charter ou regular. A questão dos voos regulares é que, como o Brasil e Egito não tem acordos comerciais, ela pagaria dupla tributação para entrar e sair do Brasil. No entanto, para São Paulo, seria ótimo porque teríamos mais um hub no Oriente Médio”, destacou Ana Clemente.

Aline Moretto, por sua vez, destacou a volta dos contatos estratégicos e a divulgação do destino como ambiente para gerar negócios. “Viemos para Portugal e Alemanha para promover São Paulo como um destino de lazer, o que não é muito conhecido no mercado alemão. Além disso, tivemos reuniões com importantes operadoras para incentivar a comercialização dos destinos em todo o estado, bem como reunião com outras companhias aéreas para aumentarmos a malha e consequentemente a conectividade”, destacou.

“Nosso trabalho é fazer com que o turista não veja São Paulo apenas como ponto de conexão ou cidade de negócios”

Ana Clemente e Aline Moretto também fizeram contato com autoridades, secretários municipais, com o Turismo de Portugal e com as embaixadas do Brasil em Portugal e na Alemanha justamente para estreitar laços. Destaque também para uma reunião com a Arge, a associação que promove os destinos da América Latina no mercado alemão. “Nosso trabalho é fazer com que o turista não veja São Paulo apenas como ponto de conexão ou cidade de negócios. Queremos até incentivar uma espécie de stopover para fazer com que o visitante passe até dois dias no estado para aproveitar os roteiros e depois seguir viagem”, disse Aline.

Ana Clemente, por sua vez, frisou que é preciso uma conexão do poder público com as companhias aéreas e com os consulados justamente para termos esta interlocução no mercaod internacional. “E não deixamos de lado a captação dos eventos e as propostas para recebermos eventos internacionais, sejam eles esportivos ou empresariais. Fechamos essa nossa viagem pelas duas feiras com mais de 50 reuniões realizadas”, finalizou a coordenadora de Produtos da Setur-SP.

O M&E viaja com proteção GTA, apoio da Shift Mobilidade Corporativa e hospedagem Eurostars Berlin.

Receba nossas newsletters