Após meses de expectativa, a Unesco finalmente reconheceu os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Representantes do estado, incluindo o próprio Governador Carlos Brandão, receberam a notícia na semana passada e estiveram, nesta sexta-feira (26), em Nova Delhi, na India, para receber o reconhecimento do título, durante a 46ª sessão do Comitê de Patrimônios Mundiais.
Em 2023, a Unesco informou o governo que a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título Patrimônio Natural da Humanidade atendia a todas as exigências técnicas. Ainda em 2023, a organização realizou uma expedição na Unidade de Conservação, como parte do processo para integração do parque ao Patrimônio Natural da Humanidade.
Durante a visita, foram analisadas: integridade do sítio, onde foram avaliados os limites e a proteção da área; situação do plano de manejo do parque – para saber da atuação dos moradores nativos da região, bem como as ações de cooperações realizadas pelos poderes municipal, estadual e federal na conservação da área; e atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis Maranhenses.
A decisão de concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao parque realmente estava prevista para ocorrer no início do segundo semestre de 2024.
O título de patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica e beleza cênica. Destinos como as Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Amazonia e Pantanal são exemplos de patrimônios naturais chancelados pela Unesco no Brasil.
Em uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e é considerado um dos destinos mais lindos e cobiçados do país.