Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Maceió não foi afetada pelas manchas de óleo

Prefeitura de Maceió lança plataforma de monitoramento de óleo nas praias

Prefeitura de Maceió lança plataforma de monitoramento de óleo nas praias

A Prefeitura de Maceió lançou na manhã desta terça-feira (29), através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), uma plataforma digital de monitoramento das principais praias turísticas da capital alagoana. Até o momento, não houve registros significativos do problema das manchas de óleo que atingem todo o nordeste, em Maceió. O rescurso pode ser acessado através do site https://observatorioturismo.maceio.al.gov.br/monitoramento-praias-maceio/.

A plataforma, que integra o Observatório de Turismo de Maceió, setor da Semtel responsável por reunir dados e informações sobre o segmento turístico, conta com atualização de relatórios de balneabilidade semanais, vídeos, imagens diárias e outros conteúdos que divulgam a situação das praias da cidade e o trabalho de monitoramento realizado pelos órgãos públicos locais.

O projeto, de acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, é resultado de uma força-tarefa dos órgãos públicos municipais, que foi intensificada junto às esferas estadual e federal, para que a limpeza e outras medidas necessárias sejam tomadas de forma imediata caso o problema chegue até a capital alagoana.

“A Semtel realiza um trabalho permanente de monitoramento das praias de Maceió junto aos órgãos municipais ambientais e de fiscalização. O projeto que lançamos hoje, com o apoio do trade turístico, é um canal direto e oficial de comunicação da Prefeitura com a população e os turistas, que podem acompanhar diariamente esse trabalho e a situação das nossas praias. Felizmente, as praias de Maceió não foram atingidas significativamente pelo óleo e estão próprias para banho e isso precisa ser divulgado oficialmente para dar mais segurança e confiança aos maceioenses e aos turistas que escolhem viajar para o destino”, destacou.

Segundo o último relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado na última sexta-feira (25), todas as praias de Maceió estão próprias para banho. Desde que as manchas de óleo surgiram no litoral nordestino, a capital alagoana registrou poucos fragmentos do óleo em Ipioca e no Pontal da Barra, que foram coletados imediatamente pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e tiveram destinação adequada, conforme alinhamento com os órgãos ambientais estaduais e federais que compõem o Grupo Técnico de Acompanhamento, atuante em todos os municípios alagoanos que tiveram o registro de manchas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente realiza, junto com a Sudes, o monitoramento diário na faixa de areia das praias de Maceió, do Pontal da Barra até Sauaçuhy.

Receba nossas newsletters