Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Encontro de Lideres

MTur: Brasil terá oito companhias aéreas até ano que vem

Bob Santos, secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo

Bob Santos, secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo marcou presença no 2º Encontro de Líderes. O secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos participou da abertura do evento destacando desafios vencidos pela pasta em 2019 e as previsões para o próximo ano. Entre elas a de um mercado com oito companhias aéreas atuando já em 2020.

“A expectativa é de que tenhamos, até o ano que vem, oito companhias aéreas atuando no país. Isso significa mais qualidade no serviço e preços mais competitivos. Até o mês de janeiro toda oferta perdida pela recuperação judicial da Avianca e o que vai fazer com que o custo das passagens seja mais barato”, destacou ele, fazendo referência a perda de 15% na oferta de voos em decorrência da saída da Avianca do mercado.

O secretário pontou que este crescimento de oferta é resultado da criação de um ambiente de negócio seguro para o setor, que inclui medidas como a aprovação da cobrança por franquia de bagagem, a liberação de 100% de capital estrangeiro e a redução do ICMS sobre o combustível de aviação, medida esta adotada por diversos estados.

A criação deste ambiente foi citada por Santos como modelo de união a ser seguido para resolver outros gargalos do setor. “Fazer políticas públicas não é fácil. Não estamos fazendo isso para agora, mas para o nosso futuro. Políticas publicas são de governo, mas de estado. Se todos não estiverem participando juntos, como estados, prefeituras, trade e governo federal, não conseguimos fazer nada. Essa secretaria que assumi tem o poderio de conversar com todos vocês, para construir pontes e conseguir fazer grandes coisas juntas”, ressaltou.

Bob ainda sinalizou para outras medidas importantes como a manutenção da alíquota de 6% para o Imposto de Renda Retido na Fonte para envio de remessas ao exterior. A medida que expira em 31 de dezembro deve ser renovada. Entre outras medidas está o Investe Turismo, programa de investimentos que beneficiará 30 rotas turísticas em todo o país, a criação de áreas especiais de interesse turístico e, principalmente a isenção de vistos.

“Com a liberação dos vistos tivemos 53% de americanos a mais no mês de junho. Em dezembro 257% a mais de canadenses agora em dezembro. Esses são dados confiáveis e de reservas já feitas nos sistemas da Amadeus”, completou.

A cobertura do M&E no Encontro de Líderes tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

barra de logos nova-01 (1)

Receba nossas newsletters