Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur investe na implantação e na regularização de marinas, rampas e piers

Marina da Glória foi reintegrada ao Parque do Flamengo (Foto: BR Marinas/Divulgação)

MTur quer construir proposta de minuta para a Política Nacional de Turismo Náutico, que norteará o segmento no país

O Grupo Técnico (GT) de Turismo pelas Águas, coordenado pelo Ministério do Turismo, debateu as estruturas e instalações de apoio náutico no país. Em encontro, a equipe discutiu subsídios e formas para fomentar a implantação e a regularização de marinas, rampas e piers na costa brasileira. A expectativa é de que, ao final dos debates, possa ser construída uma proposta de minuta para a Política Nacional de Turismo Náutico, que norteará o segmento no país.

Entre os pontos discutidos pelo grupo estavam as ações para a promoção internacional do turismo náutico, as melhores práticas para implantação e regularização de estruturas e instalações de apoio náutico e o licenciamento ambiental para implantação, regularização e operação desses pontos. Ainda na reunião, foi apresentado um diagnóstico da demanda por infraestrutura náutica no país, os principais entraves e oportunidades para melhorias regulatórias.

Além de representantes do Ministério do Turismo, o encontro contou com a participação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Economia, Fórum Náutico Paulista, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia (AOBT/AM) e outras entidades e especialistas no segmento.

Receba nossas newsletters