Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

BTL: SP destaca atrativos e espera receber 48 milhões de visitantes em 2024

Roberto Lucena, secretário de Turismo de São Paulo

Roberto Lucena, secretário de Turismo de São Paulo (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – Tazendo gastronomia, cultura e arte, São Paulo destaca atrativos turísticos e oportunidades de negócios na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, evento que ocorre entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março na FIL – Parque das Nações.

“Estamos aqui com os destinos mais celebrados do Estado de São Paulo, dando um enfoque especial para o Litoral Norte, com São Sebastião e Ilhabela, além de divulgar o programa de valorização gastronômica paulista com dez regiões, as quais passaram por capacitações. Abordamos ainda, a execução mensal do Festival de Sabor de São Paulo, que reúne produtores e chefes regionais. O evento está datado para encerrar em março, na sua décima edição, e em seguida, promoveremos um novo encontro com os dez vencedores, a fim de celebrá-los”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo.

“Nosso cardápio de oportunidades é muito diversificado e estamos vivendo um momento de fortalecimento do Turismo em várias vertentes da cadeia turística, como a Náutica, Ferroviária, Rural, Enoturismo, Ecológica, Regenerativa e de Eventos”

O titular da pasta também apontou uma parceria com o Ministério o Turismo para a criação de um portfólio de oportunidade de negócios apresentados na Embaixada do Brasil em Portugal. “Faz parte da nossa estratégia de crescimento, e por isso, temos ferramentado os agentes e operadores de viagens no último ano para auxiliá-los a melhorar seus conhecimentos e desempenho nas vendas.

Nosso cardápio de oportunidades é muito diversificado e estamos vivendo um momento de fortalecimento do Turismo em várias vertentes da cadeia turística, como a Náutica, Ferroviária, Rural, Enoturismo, Ecológica, Regenerativa e de Eventos, o qual verá seu calendário do ano apresentado pelo governado, Tarcisio de Freitas”, compartilha. Em termos de impacto financeiro, esse calendário traz cerca 60 a 70 bilhões para o Estado.

Neste ano, a expectativa é de receber 48 milhões de visitantes em São Paulo, dos quais 2 milhões devem ser turistas estrangeiros. “O estado representa um terço, pelo menos, dos turistas estrangeiros no Brasil e estamos fazendo um trabalho que deve aumentar esse número, impactando naturalmente na alta do fluxo turístico. Nós sentimos falta, por exemplo, de termos produtos catalogados e colocados na prateleira do mercado internacional e é o que nós estamos fazendo na BTL, lhes colocando em evidência”, salienta.

“O estado vê o Turismo como uma força indutora para o crescimento social e econômico. Essa atividade é o novo petróleo, a economia do presente e futuro”

Há ainda, o Turismo Religioso que só em Aparecida, leva 15 milhões de visitantes ao ano, já o  Templo de Salomão impacta em um volume maior do que o do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. “O Turismo representa cerca de 10% do PIB do estado, uma injeção de 300 bilhões de reais, que no ano passado gerou 60 mil empregos e neste ano, tem perspectiva de gerar mais 50 mil de forma direta, sendo que cada empresto direto gera dois indiretos, elevando esse número para 150 mil vagas. O ecossistema do Turismo de São Paulo é incomparável em relação ao Brasil, nós temos 70 municípios que são estâncias, 142 municípios de interesse turístico e devemos chegar, em breve, a 165”, explica.

Lucena reforça que os três maiores aeroportos do país estão no estado, bem como as 20 melhores rodovias, exaltando a flexibilidade e qualidade vocativa natural para a industria turística. “O estado vê o Turismo como uma força indutora para o crescimento social e econômico. Essa atividade é o novo petróleo, a economia do presente e futuro”, finaliza.

*O M&E viaja com proteção da Global Assistance Travel (GTA) e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters