Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Novos voos, venda de pacotes no estande e alta de estrangeiros: Bahia destaca novidades na ITB

IMG 0698 e1709726530628 Novos voos, venda de pacotes no estande e alta de estrangeiros: Bahia destaca novidades na ITB

Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA

BERLIM – A Bahia apresentou inúmeras novidades e conquistas durante o primeiro dia de ITB 2024, que aconteceu nesta terça-feira (05), na Messe Berlim. Entre os destaques, estão novas rotas planejadas conectando o estado brasileiro a destinos internacionais, o aumento da chegada de turistas estrangeiros em 2024 e uma grande novidade que promete mudar a maneira de participar das feiras internacionais.

Em janeiro deste ano, o Brasil comemorou o marco de 1 milhão de turistas estrangeiros visitando o país. Somente a Bahia cresceu cerca de 40% em janeiro de 2024 comparado a janeiro 2023, superando os números do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte juntos. Em janeiro do ano passado, o estado registrou a presença de 11.683 visitantes internacionais, enquanto neste ano, o destino recebeu 16.408 turistas estrangeiros, de acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pelo MTur.

“A Bahia este ano teve um “boom” de turistas internacionais e isso responde a nossa pergunta se estávamos no caminho certo. Essa é a comprovação que sim. Este resultado se dá graças à promoção do nosso destino que realizamos durante todo o último ano. Somente no segundo semestre de 2023, realizamos ações em 14 países diferentes, mostrando nosso compromisso com a promoção internacional do Estado, nos mercados alvos da Bahia”, afirmou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.

De acordo com Pedro, as ações de 2023 marcaram a volta às origens. “Não estamos reinventando a roda. Fazemos o básico: ‘quem não é visto, não é lembrado’. Estamos presente no mercado, estamos construindo e abrindo diálogo e mais importante do que isso, ouvindo o mercado”, explicou.

Desde outubro, o destino tem visto um aumento na chegada de turistas internacionais. “Poder falar com os agentes, operadores, se aproximar das aéreas, pois sabemos que conectividade direta faz toda diferença e intensificar a promoção internacional foram as nossas metas. A gente fez o dever de casa de voltar para isso e os resultados mostraram que este é o caminho para o sucesso”, complementou.

E o destino já tem novidades em relação a conectividade aérea. Na ligação com a Europa, atualmente, a Bahia conta com voos diários entre Lisboa Salvador, bem como 2 frequências semanais entre Madrid e capital baiana. Na alta temporada, a frequência aumenta para 3 vezes por semana.

A América do Sul, por outro lado, também está bem equipada em relação a ligações à Bahia. “Temos voos direto para a Argentina com a Aerolíneas e com a Gol – que é super importante. E ganhamos também o voo de Montevidéu- Salvador com SKY,  turbinando a América do Sul”, celebrou Gramacho.

O diretor ainda revelou que a partir de junho deste ano, a SKY passará a operar uma nova rota importante para a capital. Trata-se do voo Santiago-Salvador, que ligará o estado nordestino ao Chile regularmente, com 2 frequências por semana inicialmente.

“A SKY tem apostado muito na Bahia. Tratando da América do Sul, estamos com uma conectividade bacana. E na Europa temos boas parcerias. Mas podemos expandir mais. Durante a feira teremos conversas com outras companhias aéreas para tratarmos de possíveis futuras novas rotas, ligando por exemplo, a Bahia com a Alemanha, que sabemos que é um mercado potencial para o nosso destino. O mercado alemão é muito receptivo com a Bahia e percebemos este interesse, principalmente no segmento Sol&Praia e turismo de luxo”, explicou.

Hoje, os principais mercados internacionais para o destino são Argentina, Portugal, França, Itália e Espanha.

Venda de pacotes no estande

Inovando mais uma vez, a Bahia passará a comercializar pacotes para o destino em seus estandes em feiras, através de agentes de viagens locais, que conheçam o produto.

“Na BTL, recebemos inúmeros visitantes em nosso estande buscando compra de pacotes para Bahia. Eles não chegavam procurando informações do que fazer. Eles já sabiam o que queriam. Mas como institucional, este não é o nosso papel. Nós promovemos o destino mas quem vende são os agentes. Enxergamos uma oportunidade nisso e colocamos agentes baianos que moram em Portugal para realizar a venda de pacotes nos últimos dias de feira – quando estava aberta ao público final. O sucesso foi tão grande que decidimos aproveitar isso. Se não vendermos na hora, este cliente em potencial pode acabar fechando outro destino na feira. Por isso, a Bahia passará a levar, sempre que possível, agentes de viagens capacitados para realizar as vendas nos estandes. Na FIT Buenos Aires contaremos com certeza com algum agente”, finalizou Pedro.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.

Receba nossas newsletters