Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

OMT: 22% dos países diminuem restrições de viagens

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

O cenário para o Turismo começa a mudar ao redor do mundo. Pelo menos é o que mostra a Organização Mundial do Turismo (OMT). De acordo com a organização, as restrições de viagem introduzidas em resposta à pandemia da Covid-19 estão começando a diminuir. Mesmo em um processo lento, isso permite que o turismo possa acontecer em um número crescente de destinos.

O último estudo realizado pela OMT mostra que 22% dos destinos do mundo (48 destinos) começaram a diminuir as restrições, com a Europa na liderança. Ao mesmo tempo, no entanto, 65% dos destinos do mundo (141 destinos) mantêm suas fronteiras completamente fechadas ao turismo internacional.

Esta quinta edição do relatório “COVID-19 Restrições de Viagens Relacionadas”. Uma revisão global para o turismo mostra que o setor está revivendo lentamente, embora o renascimento seja significativamente mais pronunciado em algumas regiões do mundo.

Os destinos que facilitaram as restrições de viagem para turistas são:

  • 37 destinos na Europa, incluindo 24 dos 26 Estados-Membros Schengen
  • 6 destinos nas Américas, incluindo 5 pequenos estados insulares em desenvolvimento
  • 3 destinos na Ásia e no Pacífico, incluindo 2 pequenos Estados insulares em desenvolvimento
  • 2 destinos na África

“O reinício do turismo é de vital importância para o sustento de muitas pessoas, para empresas e para as economias nacionais. Esta última visão geral das restrições globais de viagens mostra que um número crescente de destinos está começando a facilitar as restrições que eles introduziram em resposta à pandemia do COVID-19. Está sendo feito de maneira responsável e medida . No entanto, a crise não acabou e a OMT continuará a trabalhar com nossos Estados-Membros em todo o mundo para mitigar o impacto da pandemia e garantir que, quando chegar a hora, o turismo possa ajudar a promover uma recuperação responsável e sustentável”, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Ao mesmo tempo, o relatório COVID-19 sobre restrições de viagem deixa claro que muitos destinos mantêm uma abordagem cautelosa para levantar ou facilitar as restrições de viagem. Em 15 de junho, 24% dos destinos do mundo (51 destinos) estavam em vigor há 19 semanas com restrições de viagem em vigor e 37% (80 destinos) já estavam em vigor há 15 semanas.

No total, 65% dos destinos do mundo (141 destinos) continuam com suas fronteiras completamente fechadas. Na África, a porcentagem de destinos onde as fronteiras permanecem fechadas para os turistas é agora de 85%. Nas Américas, 76% dos destinos mantêm o fechamento total das fronteiras, assim como 67% dos destinos na Ásia e no Pacífico e 92% dos destinos no Oriente Médio. Na Europa, esses fechamentos totais de fronteira agora são reduzidos para 26% dos destinos.

 

Receba nossas newsletters