Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Brasil / Destinos / Turismo em Dados

Pernambuco, DF e Rio lideram crescimento turístico em julho, diz IBGE

Praia de Boa Viagem, uma das principais de Recife

Praia de Boa Viagem, no Recife

Segundo a última Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de atividades do Turismo registrou em julho a terceira taxa seguida de crescimento, como já divulgado pelo M&E na última sexta-feira (11).  A taxa avançou 4,8% frente a junho, quando já havia crescido 19,8% na comparação com maio. E regionalmente, nove das 12 unidades da Federação (UFs) avaliadas acompanharam o movimento de expansão.

O destaque ficou para Pernambuco (18,9%), Distrito Federal (15,4%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (5,5%) e São Paulo (5,4%), com os maiores crescimentos do setor no mês. De acordo com o Ministério do Turismo, “os avanços ocorrem após perdas expressivas verificadas entre os meses de março e abril, período de grande isolamento social devido à pandemia, quando o índice apresentou um recuo de -68,1%”.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, celebra os números e avalia que o país caminha para a retomada segura do mercado de viagens. “Os dados provam que o setor, seguindo regras como o nosso selo Turismo Responsável, recupera seu poder de gerar divisas e, consequentemente, emprego. Lançamos recentemente o Plano Nacional de Retomada do Turismo, e estes resultados reforçam o potencial do ramo de fazer frente a efeitos da pandemia”, frisa.

No acumulado do ano, o índice de atividades turísticas ainda registra queda, de 37,9%, pressionado principalmente pelos setores de restaurantes, transporte aéreo, hotéis, transporte rodoviário coletivo de passageiros, catering, bufê e serviços de comida preparada e agências de viagens. As taxas negativas são verificadas em todas as UFs analisadas, especialmente Paraná (-44,1%), São Paulo (-39,4%), Bahia (-39,4%), Minas Gerais (-36,9%), Rio de Janeiro (-32,0%).

Receba nossas newsletters