Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos

Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, é reinaugurada após 28 anos

Florianóplis - Ponte Hercílio Luz Foto Divulgação Santur / CVB Florianópolis

A estrutura foi fechada para o tráfego em 1991 e será reaberta nesta segunda-feira (30).

Inaugurada em 13 de maio de 1926, a Ponte Hercílio Luz passou a ligar a Ilha de Santa Catarina com a região continental e há 28 anos está interditada por causa da deterioração. Após um plano de recuperação iniciado em 2005 e que custará mais de R$ 486 milhões, a reabertura está marcada para esta segunda-feira (30). Por ora, a prioridade para travessia será para o transporte coletivo, ciclistas e pedestres. O tráfego de veículos na estrutura será liberado aos poucos.

No ano de 1992, a obra foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis. Cinco anos depois, o decreto foi homologado pelo estado. Ainda em 1997, o Ministério da Cultura a reconheceu como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil, tendo sido inscrita no Livro do Tombo Histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em agosto de 1998.

A Ponte Hercílio Luz é o maior cartão-postal de Florianópolis, cidade mais turística do Sul do País. Após sua abertura, a ponte contará com uma intensa programação cultural. Veja no LINK.

Ponte em números:

  • A estrutura tem 821 metros;
  • É formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros, e da Ilha, com 259 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros;
  • A altura das torres principais é de 74,21 metros;
  • A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros;
  • São 28 vãos sustentados por duas torres principais e 12 secundárias, sendo as principais com 74 metros de altura.
Receba nossas newsletters