Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Reino Unido planeja reabertura gradual e mantém Brasil como mercado prioritário

Gavin Landry, vice-presidente executivo para a América Latina do VisitBritain

Gavin Landry, vice-presidente executivo para a América Latina do VisitBritain

As restrições não mudam a relação que os brasileiros têm com um dos principais destinos da Europa, a Grã-Bretanha. Pelo menos é o que espera o VisitBritain – órgão oficial de promoção do destino. O vice-presidente executivo para a América Latina no órgão, Gavin Landry, ressaltou que o Brasil continua sendo um mercado muito importante, sendo o número um da América Latina para o Reino Unido. No momento, segundo ele, o objetivo é fazer com que os brasileiros continuem considerando a Grã-Bretanha como um destino para quando as fronteiras voltarem a abrir.

“Nossa equipe no Brasil continua a manter a Grã-Bretanha na cabeça dos viajantes brasileiros por meio de nossos canais online e atividades de relações públicas para impulsionar futuras reservas, compartilhando o melhor de nossa cultura, da vida no campo e nas cidades e das atrações virtuais para visitantes, bem como por meio de filmes, TV, música, patrimônio, literatura, jardins e comida e bebida britânicas”, disse o executivo em entrevista exclusiva ao M&E.

Landry ressaltou que o VisitBritain mantém o seu compromisso com o trade brasileiro. “Nosso recente evento de engajamento de comprador/fornecedor no início de março, o ExploreGB, foi feito de forma virtual pela primeira vez este ano. Tivemos nossa maior delegação brasileira de todos os tempos, com 29 operadoras de turismo e dezenas de agentes de viagens participantes. Esses números por si só mostram o entusiasmo e a oportunidade do comércio de vender a Grã-Bretanha”, destacou.

Da mesma forma, ele lembra que antes das restrições, os números estavam em ascensão. De acordo com a Pesquisa Internacional de Passageiros (IPS), o número de chegadas nas férias e feriados cresceu 63% entre 2016 e 2019. Também houve um forte primeiro trimestre em 2020, com o total de visitas do Brasil crescendo 3%, para um novo recorde de 76 mil chegadas. Os gastos também aumentaram 8% e um novo recorde de visitas em feriados e visitas a Londres também foi estabelecido.

Destino prepara retorno gradual das atividades

Destino prepara retorno gradual das atividades

O executivo acredita que, assim que as restrições forem amenizadas e no momento certo, sabendo que há uma demanda reprimida, estaremos prontos para lançar nossa campanha de recuperação global no Brasil, promovendo todas as experiências maravilhosas que se viverá na Grã-Bretanha e competindo muito pelos visitantes brasileiros.

REABERTURA SEGURA

Gavin Landry reiterou o que o mundo inteiro está assistindo: o programa de vacinação no Reino Unido tem sido muito bem-sucedido. A meta é que todos os adultos na Inglaterra receberem a vacina até o final de julho. “É uma notícia animadora para o setor. Estamos otimistas de que caminhamos para a recuperação”, afirmou.

Embora as restrições nacionais ainda estejam em vigor, o governo do Reino Unido também criou um roteiro para saída do lockdown para a reabertura doméstica. A esperança é ver serviços de hospitalidade ao ar livre, acomodações com cozinha individuais ou grupos familiares e algumas atrações ao ar livre abertas na Inglaterra a partir de 12 de abril, e todas as acomodações para hóspedes e atrações fechadas, como museus, abertas a partir de 17 de maio, com alguns regulamentos ainda em vigor. A partir de 21 de junho, o governo do Reino Unido espera remover todos os limites legais ao contato social e reabrir todas as atrações e serviços de hospitalidade restantes na Inglaterra. Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales também estão definindo suas medidas para aliviar as restrições domésticas.

Quando for seguro, o Reino Unido será novamente o destino de escolha para visitantes internacionais de todo o mundo

E OS TURISTAS INTERNACIONAIS?

Landry lembrou que, a curto prazo, o país continua a proteger a vacinação e a mitigação do risco representado por variantes importadas do vírus, o que significa que as restrições duram ainda mais um tempo. De acordo com ele, o Reino Unido também está trabalhando com outros países para liderar esforços globais de adoção de uma estrutura internacional com padrões que sejam consistentes para os passageiros e para o setor. “Quando for seguro, o Reino Unido será novamente o destino de escolha para visitantes internacionais de todo o mundo”, garantiu.

Em reconhecimento à importância das viagens internacionais para a economia, o governo do Reino Unido se comprometeu a realizar uma análise sobre quando as viagens internacionais podem recomeçar. O governo do Reino Unido estabeleceu uma força-tarefa, a Global TravelTaskforce, que apresentará um relatório em 12 de abril de 2021 com recomendações para facilitar o retorno a viagens internacionais o mais rápido possível, embora não antes de 17 de maio de 2021.

COMO ATRAIR TURISTAS NOVAMENTE?

Calma. Ainda não é o momento de convidar pessoas para viajar. No entanto, Landry afirmou que assim que as restrições forem atenuadas, no momento certo, o VisitBritain estará pronto para lançar atividades de marketing nos principais mercados, entre eles o Brasil, com o objetivo, segundo ele, de promover a retomada das viagens, incorporando mensagens inspiradoras necessárias para construir a confiança do viajante brasileiro.

Os números indicam uma forte demanda reprimida por viagens internacionais, com o Reino Unido no topo da lista de desejos de visitantes em potencial

“Temos monitorado o sentimento do consumidor durante a pandemia com nossas pesquisas mais recentes. Os números indicam uma forte demanda reprimida por viagens internacionais, com o Reino Unido no topo da lista de desejos de visitantes em potencial. A pesquisa de rastreamento InternationalConsumerSentiment do VisitBritain mostrou que 70% das pessoas que entrevistamos em 14 países disseram que provavelmente farão uma viagem internacional nos próximos 12 meses e 40% disseram que definitivamente fariam uma viagem. Quase dois terços dos que desejavam viajar ainda não tinham feito a reserva ou decidido para onde ir, o que nos dá a oportunidade de influenciar a tomada de decisões, a escolha do destino e as reservas”, revelou.

Para apoiar este momento da retomada, foi criado o selo “We’regoodto go”, garantindo um  padrão do setor, parte fundamental da estratégia estratégia global do VisiBritain. “Teremos uma estratégia global para alavancar os próximos eventos e celebrações marcantes durante os próximos 18 meses para dar ainda mais motivos para visitar a Grã-Bretanha. Isso inclui a cidade oficial da cultura do Reino Unido em 2021, Coventry, com seus 12 meses de programação começando em maio. Ano que vem teremos Jubileu de Platina de Sua Majestade, a Rainha e oFestival UK 2022. Combinados, esses eventos fornecem uma plataforma robusta para impulsionar as viagens e promover a criatividade e inovação do Reino Unido”, adiantou.

CENÁRIOS DE CINEMA

Uma estratégia que é utilizada reiteradamente pelo VisitBritain é a vasta produção cinematográfica feita no território britânico. E isso está sendo feito mais uma vez com a campanha Roteiros de Cinema, que aborda produções recentes que são sucesso no mundo todo. “Temos a sorte de nosso destino possuir um fantástico setor de artes criativas, que há décadas traz produções cinematográficas e televisivas que repercutem não só no Brasil, mas em todo o mundo. Sabemos que ambos são motivadores poderosos para viagens, com quase um terço dos potenciais visitantes globais ao Reino Unido ansiosos para visitar lugares “vistos na tela”. Ao chegar, o visitante encontrará muitas opções de passeios disponíveis em locais icônicos usados como locação ou destacados no cinema e na TV”, esclareceu.

Série de sucesso na Netflix, Bridgerton mostra cenários da Inglaterra ao mundo

Série de sucesso na Netflix, Bridgerton mostra cenários da Inglaterra ao mundo

A recente série “Bridgerton” da Netflix, por exemplo traz locais luxuosos usados em Bath, Londres e Yorkshire, que podem ser facilmente visitados. Outras séries de TV recentes como “Outlander”, “The Crown” e “PeakyBlinders” também despertaram o interesse dos brasileiros. “Uma grande variedade de filmes britânicos agora disponíveis em várias plataformas de streaming nunca esteve tão acessível – desde clássicos como a série Harry Potter e o filme “Coração Valente” a lançamentos mais recentes como “DowntonAbbey: O Filme” e “A Escavação””, finalizou.

Receba nossas newsletters