Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Rio investe R$ 600 mil em portal para desburocratizar setor de eventos

Sávio Neves

Sávio Neves, secretário de Turismo do RJ

LONDRES – Realizar eventos no Rio de Janeiro hoje não é uma das tarefas mais fáceis, já que há tanta burocracia que muitos produtores acabam optando por outros destinos. Essa situação, de acordo com o secretário de Turismo do Estado, Sávio Neves, em entrevista ao M&E nesta segundo dia de WTM 2022, vai mudar em pouco tempo.

“Vamos lançar até o final de novembro um portal totalmente voltado para quem realiza eventos. Será possível resolver todas as questões nesse site. Vamos facilitar esse trabalho e assim trazer de volta ao nosso estado tantas oportunidades perdidas”, explica.

Foram investidos R$ 600 mil na criação do portal que o secretário define como “uma revolução”. A ideia é equalizar as exigências do Rio de Janeiro com São Paulo. “Garanto que será mais barato realizar um evento no Rio do que em Sampa. Não vamos mais perder por conta de uma burocratização desnecessária. Estamos enfrentando de frente esse problema”, garante.

Por falar em eventos, o objetivo do governo fluminense é ter de fato um grande calendário com, no mínimo, 12 importantes eventos internacionais ao ano, um para cada mês. “Esse é um objetivo antigo, mas nunca saiu do papel e agora vamos fazer isso virar realidade. Além das celebrações já tradicionais e consolidadas, temos que ter mais apelo e movimentar a capital e interior de forma ininterrupta”, avalia.

Promoção internacional

Além de estar presente da WTM, Sávio Neves reforça que o trabalhoo da secretaria segue intenso com equipes distribuídas em outros países para promover o Rio. Em parceria com as embaixadas locais e as companhias aéreas Gol, Latam e Jetsmart, o estado realiza um roadshow pelo Mercosul, passando pelas cidades de Buenos Aires, Assunção, Montevidéu e Santiago do Chile. O objetivo é receber 20% a mais de turistas da região durante a alta temporada.

“O Mercosul é um mercado muito importante para nós, visto como prioritário. E também Europa e Estados Unidos. Temos que atacar de forma pesada cada um eles”, diz. O objetivo é passar dos 1,7 milhão de turistas internacionais recebidos anualmente para 5 milhões em 2032. A meta faz parte do documento Rio + 10, que será apresentado em breve e traz perspectivas, levantamentos e metas para os próximos 10 anos.

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters