Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / WTM-LA 2019

Salvador lançará licitação do Centro de Convenções neste mês, diz secretário

Claudio Tinoco, secretário de Turismo de Salvador

Claudio Tinoco, secretário de Turismo de Salvador

SÃO PAULO – O secretário de Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, em entrevista exclusiva ao M&E durante a WTM-LA 2019, reafirmou o compromisso do prefeito ACM Neto de entregar este ano o tão esperado Centro de Convenções da capital baiana. De acordo com Tinoco, mais do que entregar um novo equipamento com uma operação que será privada, o investimento retomará Salvador como destinos de eventos no Brasil.

“A importância que tem este equipamento para recuperar o espaço perdido e alavancar o turismo em virtude do bom momento que passamos é enorme. Estamos na fase intermediária da obra e está dentro do cronograma para ser concluída até setembro deste ano. Lançaremos a licitação para a concessão na próxima semana. Até julho já teremos uma empresa contratada que vai operar por 25 anos e será obrigada a investir no equipamento e nas instalações”, revelou Claudio Tinoco.

AVIANCA E GUERRA DO ICMS

De acordo com o secretário de Turismo, a recuperação judicial da Avianca Brasil e seus cancelamentos atrapalham a conectividade da capital baiana. “Já sentimos o efeito. Perdemos conexões importantes e é claro que já estamos sofrendo com o aumento de passagens para destinos como Maceió, Aracajú e Rio de Janeiro, por exemplo, entre os sete que tinham partidas de Salvador”, frisou Claudio Tinoco.

O secretário demonstrou insatisfação com a guerra fiscal entre os estados brasileiros com relação ao ICMS. “Não é interessante, porque precisamos de um freio de arrumação, que passe pelo fórum dos secretários nacionais. É uma articulação que o próprio MTur deve assumir e definir exatamente que esta seja uma das bandeiras conjuntas de todo o Brasil”, destacou Tinoco.

NOVOS ATRATIVOS

Salvador tem se posicionado de uma forma competitiva para poder atrair novas operações. Há outros aspectos, na visão do secretário, que também merecem destaque. “A primeira delas é uma importante qualificação que faremos no trecho entre Stella Maris, Flamengo e Pitanga. São cinco quilômetros de requalificação, a maior da gestão de ACM Neto. Este trecho está inserido na Costa de Itapuã, que já oferece 4,4 mil leitos e tem o potencial de alavancar muito o turismo e competir com destinos como o Litoral Norte e o Baixo Sul”, destacou Tinoco.

Já a implementação do Museu Casa de História de Salvador e o novo Arquivo Público Municipal faz parte da estratégia de requalificação e criação de novos equipamentos que estão sendo instalados na região do centro histórico. “Eles se juntarão à Casa do Carnaval e ao Museu da Música, bem próximo ao Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Terminal de Cruzeiros”, revelou o secretário.

Receba nossas newsletters