Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Sindepat completa 17 anos e celebra conquistas do setor

Murilo Pascoal, presidente do Sindepat (Foto Brito Jr.)

Murilo Pascoal, presidente do Sindepat (Foto Brito Jr.)

Criado há 17 anos com 12 associados, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) chega a 2020 com 38 empresas, importantes conquistas e grandes desafios pela frente, em meio ao cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“Nesses 17 anos tivemos uma série de vitórias. Abrimos caminho na interlocução com diferentes esferas governamentais, apresentando a força econômica da nossa indústria, importante geradora de emprego e renda na cadeia turística”, lembra o presidente do Sindepat, Murilo Pascoal.

Uma das principais conquistas do setor ocorreu no final do ano passado, com a aprovação da isenção do imposto de importação para compra de equipamentos, pleito da associação desde sua criação. A isenção permanente do imposto foi aprovada no âmbito do Mercosul, eliminando então um dos principais obstáculos para o desenvolvimento dos parques temáticos e aquáticos.

“Esse era um antigo pleito, de nosso primeiro presidente, Marcelo Gutglas, e de seu sucessor, Alain Baldacci, que foi um líder de todo o setor de parques e da indústria turística à frente do Sindepat. A isenção veio na minha gestão, mas foi uma consequência dos esforços dos meus antecessores”, diz o presidente. “Acreditamos no Brasil como a próxima fronteira de desenvolvimento dos parques. Para isso se concretizar, era fundamental contar com essa isenção, uma vez que a cobrança do imposto chegava a dobrar o valor dos equipamentos”, completa.

A isenção entrou em vigor em janeiro deste ano, mas o fechamento dos parques e atrações, em meados de março, por causa da pandemia, fez com que o usufruto dos benefícios da medida fosse postergado.

Novos associados

Alain Baldacci, teve participação marcante na presidência do Sindepat

Alain Baldacci, teve participação marcante na presidência do Sindepat

Demonstrativo do poder e confiança no associativismo foi a chegada de dois novos afiliados neste período de atrativos fechados. O Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, no Paraná, associaram-se em junho e julho, respectivamente.

 

Para o presidente-fundador, Marcelo Gutglas, a troca de experiências como resultado da confiança e amizade nascida entre os associados é hoje o principal ativo da entidade. “Temos uma união que faz com que o sucesso de um passe a ser o sucesso de todos. Por isso acredito que seremos capazes de sair deste cenário de pandemia mais fortes do que entramos”, defende.

Importância do setor

A entidade nasceu com a determinação de educar o poder público, a imprensa e o mercado de modo geral sobre a importância do setor de parques temáticos, aquáticos e atrações turísticas, bem como atualizar todos os players sobre inovações e tendências desse setor. Com esse objetivo, em 2018 foi realizada a primeira edição do Sindepat Summit, no Wet´n Wild, em São Paulo. Foram mais de 300 participantes de 11 países, com a apresentação de 21 showcases e seis painéis sobre a indústria global de parques temáticos e atrações; as perspectivas de mercado no Mercosul; e a inovação em parques.

No ano passado, o 2° Sindepat Summit foi realizado em Brasília, tendo inovação, sustentabilidade e tecnologia como temas. O evento reuniu mais de 350 pessoas, com destaque para a participação de lideranças parlamentares e do Poder Executivo.

Responsabilidade social

O Sindepat sempre teve a consciência de sua importância na vertente da responsabilidade social. Entre as ações anuais que promove estão o Dia Nacional da Alegria (DNA) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (DNPD). Nessas duas ocasiões, os associados abrem suas portas gratuitamente para crianças carentes, no primeiro caso, e para pessoas portadoras de deficiência, sejam crianças ou adultos.

No ano passado, 15 mil visitantes participaram do DNPD, em dezembro. No DNA, em abril, foram mais de 25 mil participantes. As 12 edições já realizadas do DNA beneficiaram 400 mil crianças carentes, entre 6 e 12 anos. O DNPD já teve dez edições e, nesse período, recebeu mais de 150 mil participantes. Ambas ações têm o apoio da Adibra.

Ações na pandemia

Assim que tiveram de ser fechados, os parques e atrações turísticas iniciaram campanhas de mobilização solidária em prol das comunidades em que estão inseridos. Entre os resultados, estiveram a arrecadação de mais de 110 toneladas de alimentos e distribuição de cestas básicas e kits de higiene nos oito Estados em que estão os associados, além de ações pontuais, como entrega de cestas básicas a guias de turismo, e campanha de estímulo à doação de sangue.

Para incentivar as pessoas a ficarem em casa durante a pandemia do novo coronavírus, o Sindepat, em parceria com a Adibra, lançou o site Amo Parque, no início de maio. A página reúne a oferta de entretenimento online dos associados de ambas entidades. A programação é variada e vai das lives, sucesso da quarentena, a receitas de cozinha, aulas de ioga e muitas dicas de brincadeiras com crianças.

Ciente de que o turismo doméstico será o motor da retomada das viagens após a pandemia, o Sindepat liderou campanha de estímulo às viagens pelo Brasil, a #ViajePeloBrasil, reunindo o apoio de mais de 20 associações do trade turístico. A peça principal da campanha é um vídeo de cerca de um minuto, disponível para download no canal do Sindepat no YouTube.

Receba nossas newsletters