Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Setur-SP lança ‘SP para Crianças’ com foco no fomento do turismo familiar

Roberto de Lucena secretario de Turismo de Sao Paulo na cerimonia de lancamento do projeto SP Para Criancas e1696971950909 Setur-SP lança 'SP para Crianças' com foco no fomento do turismo familiar

Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo na cerimônia de lançamento do projeto SP Para Crianças

SÃO PAULO – A Secretaria de Turismo de São Paulo lançou nesta terça-feira (10), em parceria com o site São Paulo para Crianças, o programa “SP para Crianças”, que consiste na promoção, com a criação de rotas turísticas amigáveis às crianças, com programas que unam turismo e educação; capacitação da mão-de-obra, para que se tornem mais atraentes e seguras ao público infantil, além de soluções tecnológicas, como a criação de um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, com ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

“O Turismo é acolhimento e precisa olhar para a família e reconhecer na criança um grande desafio e um grande chamamento para sermos uma cidade e um estado cada vez mais acessível, inclusivo, e cada vez mais valoriza e respeita a família”, declarou Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo.

Na ocasião, o secretário assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de SP.

O grupo terá representantes da Setur-SP e de mais dez parceiros: a secretaria de Turismo da capital; a Secretaria de Transportes de SP, com o Metrô; o Detran; a SPTuris; a Resorts Brasil; SPPC; além de associações de agências de viagens (Abav-SP); de parques de diversões (Adibra); de parques e atrações turísticas (Sindepat) e do SP Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

Roberto de Lucena Setur-SP lança 'SP para Crianças' com foco no fomento do turismo familiar

Roberto de Lucena Assinando a resolução que dá início ao projeto SP para Crianças

“Assino hoje essa resolução, que cria um grupo de trabalho para transformar o conjunto de ações em um projeto em prol do Turismo da família, tendo na criança o principal ativo. Entendendo que esse turista mirim, em breve será um turista master e vai continuar difundindo cultura e fomentando o fluxo turístico. Essa é uma iniciativa que atua em conjunto com a educação e segurança, para realmente construirmos uma São Paulo para crianças”, complementou.

O SP para Crianças tem como premissa fomentar o turismo no estado por meio da oferta de mais opções para passeios, a criação do hábito populacional de sair em família para aproveitar esses atrativos, gerando demanda e atraindo mais investidores, que consequentemente culmina no desenvolvimento econômico e social. O projeto conta também com a participação da Adibra, Metrô de São Paulo e SPCVB. Para conferir tudo o que há de oferta para o público infantil na cidade e no estado, acesse este link

“Eu sempre amei o jornalismo infantil e vimos, ao longo dos anos, esse espaço morrer na mídia. Há dez anos eu decidi que mergulharia no universo infantil, que eu amo, de cabeça , e que é o que me move. Temos que trabalhar para garantir que nossas crianças tenham habilidades sociais e não fiquem isoladas nos seus celulares, tablets, computadores e televisores. Uma pesquisa mostrou que nós, adultos passamos 17 horas do nosso dia em frente às telas e que as crianças estão indo pelo mesmo caminho. Já imaginaram que daqui a poucos anos não teremos mais turistas?”, compartilhou a jornalista criadora do site São Paulo para Crianças, Priscila Negrão.

Segundo o dirigente da pasta, em celebração ao Dia das Crianças (12 de outubro), haverá na cidade e no estado, uma série de ações dedicadas ao público infantil, que serão exclusivas da data, no entanto, um calendário de iniciavas para o publico infantil contará com ações cuja duração será maior e ao longo do ano, a fim de criar no paulista e no turista, a cultura do Turismo na cidade.

Turismo familiar em alta

Equipe responsavel pela criacao do Sao Paulo para Criancas e1696971863188 Setur-SP lança 'SP para Crianças' com foco no fomento do turismo familiar

Equipe responsável pela criação do São Paulo para Crianças

A Setur-SP também divulga nesta terça (10), uma sondagem feita com mais de mil famílias para conhecer as intenções de viagem no feriado prolongado do dia 12 de outubro. Entre as pessoas que moram em SP e viajam com a família, a maioria (80%) escolheu um destino de proximidade, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Entre as atividades escolhidas para o lazer, as praias (37,6%) ocupam o topo da lista, seguidas pelos atrativos rurais (16,5%), destinos com foco na cultura, no lazer e na gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%). A maior parte das famílias (85%) permanece no destino por mais de um dia, com um gasto médio de R$ 812 por pessoa.

A maior parte do público vai se hospedar na casa de amigos e parentes (39,4%), um número menor em pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%). As famílias também afirmaram (77%) que estão repetindo um destino turístico que já conhecem.

SP como destino de lazer

Para além dos negócios que consolidaram SP como um destino de viagens e eventos corporativos, o estado tem hoje atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante.

O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com estudo recente do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp e São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados do PNAD, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo.

A programação da semana da criança inclui atividades gratuitas, como exposições e contações de histórias nos acessos a estações de metrô de São Paulo, além de todos os avisos sonoros dos trens narrados por vozes de crianças. O Museu da Língua Portuguesa terá oficinas, mágicos e malabaristas; o Teatro Municipal e a biblioteca Mário de Andrade coros infanto juvenis e o Farol Santander, uma oficina de receitas, entre tantos outros.

Receba nossas newsletters