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Parques e Atrações

Universal Orlando deve ganhar ligação ferroviária com Orlando e Tampa

A nova rota tem inauguração prevista para 2030 e poderá custar até US$1 bilhão (Foto: reprodução/ Universal Orlando)

A nova rota tem inauguração prevista para 2030 e poderá custar até US$1 bilhão (Foto: reprodução/ Universal Orlando)

A Universal Orlando anunciou novidades sobre os planos da Brightline, empresa de trens que opera no sul dos Estados Unidos, de estender o transporte ferroviário de passageiros para ter uma estação bem próxima ao complexo de Orlando, além de uma ligação com Tampa. Para isso, o Universal Orlando Resort prometeu investir US$ 125 milhões em financiamento para a construção de um corredor ferroviário de aproximadamente 17 km entre Orlando e Tampa.

O financiamento virá da criação de um novo distrito de desenvolvimento especial – o Shingle Creek Transit Utility Community Development District – que emitirá títulos para apoiar a construção da linha férrea por Orlando e uma nova estação no Orange County Convention Center. A linha, apelidada de “Sunshine Corridor”, levaria tanto os trens da Brightline, através de Orlando, quanto os trens locais da SunRail entre o Aeroporto Internacional de Orlando e uma nova estação South International Drive, próxima aos parques da Disney.

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Universal Orlando defendeu fortemente a rota do Sunshine Corridor para que o trem pudesse transportar os visitantes para seu próximo parque temático, o Epic Universe (Divulgação/Universal)

Toda a linha férrea pode custar até US$ 1 bilhão, valor que os líderes do projeto pretendem buscar financiamento do governo federal sob a Lei de Infraestrutura Bipartidária para obter. A linha tem previsão de inauguração em 2030. Além dos fundos de construção, a Universal e outras empresas locais se comprometeram a cobrir as despesas de operação e manutenção da planejada estação Orange County Convention Center e garantir pelo menos US$ 13 milhões em vendas anuais de passagens de/para a estação.

Para quem não sabe, a Brightline pretende iniciar o serviço ferroviário entre Orlando e Miami ainda este ano. Os trens pararão em uma estação conectada ao novo Terminal C do aeroporto, inaugurado em setembro. A Brightline, que opera trens de passageiros entre Miami e West Palm Beach, no sul da Flórida, abriu duas novas estações – Aventura e Boca Raton – em dezembro. A empresa transportou 18% a mais de passageiros em novembro do que em 2019, com receita de 39% em três anos, para US$ 3,4 milhões.

Disney recua do acordo

Por outro lado, no início do ano passado, a Disney cancelou seu serviço gratuito de ônibus Magical Express, que levava os hóspedes entre seus hotéis Disney World e o Aeroporto Internacional de Orlando. Embora muitos hóspedes tenham ficado desapontados com a mudança, alguns se voltaram para uma opção potencial diferente que poderia transportar os hóspedes entre o aeroporto e a Disney World: um trem Brightline de alta velocidade.

Em resposta, em 2020, a Disney anunciou a possibilidade de uma rota de trem de alta velocidade entre os parques e o aeroporto em 2019, e um acordo foi fechado com a Brightline em 2020, como anunciado pelo M&E. O acordo original previa que a rota seria concluída em 2022, mas imbróglios na construção e no planejamento atrasaram esse prazo várias vezes. No dia 27 de junho de 2022, a Disney cancelou definitivamente seus planos de trabalhar com a Brightline neste projeto.

Na época, o porta-voz da Disney, Avery Maehrer, revelou que a Disney iria se afastar do projeto porque os planos atualizados para a rota do trem não incluíam uma parada na propriedade da Disney. “Como muitas pessoas envolvidas neste projeto sabem, a nova configuração de rota não suporta uma estação Disney Springs e, como resultado, não prevemos fazer parte deste projeto”, afirmou.

Duas rotas haviam sido estudadas para receber a nova linha, contudo, a Sunshine Corridor foi a escolhida (Foto: Brightline / Orlando Sentinel)

Duas rotas haviam sido estudadas para receber a nova linha, contudo, a Sunshine Corridor foi a escolhida (Foto: Brightline / Orlando Sentinel)

Havia algumas rotas possíveis em discussão quando a Brightline estava decidindo sobre um plano para este trem. Um era ao longo da State Road 417. Essa rota contornaria um corredor turístico e levaria uma rota direta para a Disney World. Outro plano proposto foi pela State Road 528 para a International Drive. Este plano originalmente não era a rota preferida porque era muito mais caro do que a opção 417. No entanto, em 2022 uma solução potencial foi oferecida após várias reuniões: o “Sunshine Corridor”, que não incluia a parada na Disney.

Sob este programa, haveria um corredor construído para os trens suburbanos da SunRail que levaria do aeroporto aos trilhos norte-sul existentes da SunRail. O caminho passaria pelo Orange County Convention Center e pela South International Drive. Com isso, a Brightline teria os direitos de uso daquele corredor SunRail leste-oeste e, em seguida, seria responsável por construir seus próprios trilhos de lá até Tampa. Ao isar os trilhos, a Brightline poderia economizar algum dinheiro e também acelerar o processo de construção.

Além disso, o Universal Orlando defendeu fortemente a rota do Sunshine Corridor para que o trem pudesse transportar os visitantes para seu próximo parque temático, o Epic Universe, que será maior do que os dois parques juntos em operação atualmente. A Universal inclusive se ofereceu para doar 5,2 hectares de terras e fundos para este projeto se a rota do Sunshine Corridor fosse escolhida.

*Com informações de Skift e DisneyFoodBlog.

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