Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / WTM-LA 2019

WTM-LA 2019 amplia foco no lazer e apresenta mais conteúdo para o segmento Mice

Luciane Leite, diretora da WTM-LA com membros do Advisory Board e parceiros da feira

Luciane Leite, diretora da WTM-LA com membros do Advisory Board e parceiros da feira

SÃO PAULO – Diversidade de temas e resultados efetivos para participantes e expositores. Estes são os pilares da 7ª edição da World Travel Market Latin America (WTM-LA), que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 2 e 4 de abril. A diversidade dos temas abordados é uma das novidades, com mais espaço para o segmento Mice, seminários sobre o futuro do setor e sobre as mulheres no Turismo, além do lançamento do prêmio Turismo Responsável.

“Em 2018 tivemos um combo de dólar alto e eleições, o que prejudicou um pouco o setor, mesmo assim, continuamos vendo o Turismo como uma alavanca da nossa economia. Temos muitos desafios, mas nada melhor do que reunir o mercado e permitir que os encontros aconteçam na WTM-LA”, destacou Luciane Leite, diretora do evento. “O Turismo é um mercado em constante transformação e a WTM pode ser um catalisador destas mudanças”, complementou o presidente da Reed Exhibitions no Brasil, Fernado Fisher.

AGENTES DE VIAGENS

Fernanda Cavalcanti, presidente do conselho da WTM-LA, Luciane Leite, Fernando Fischer, presidente daReed Exhibitions Alcântara Machado, e Simon Mayle, diretor da ILTM.

Adriana Cavalcanti, presidente do conselho da WTM-LA, Luciane Leite, Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, e Simon Mayle, diretor da ILTM (Rony Bonani)

Uma das novidades desta edição é a ampliação do programa Agente na Estrada, que tem coordenação da Interamerican Networking. No ano passado foram cerca de 700 profissionais, para 2019, a expectativa é chegar a 800. No entanto, o fator qualidade, segundo os organizadores está sendo cada vez mais importante.

“Neste ano temos 36 roteiros e com uma inovação: o agente de viagens que participa precisa se comprometer com a programação da feira”, explicou Danielle Roman, diretora da Interamerican Networking. Cada profissional precisará agendar e cumprir pelo menos três reuniões com os operadores presentes. “Ouvimos as necessidades dos expositores e entendemos o que é importante para os operadores”, complementou Leite.

Para Leite e Roman, a ideia é que os agentes conheçam a feira e os novos produtos das operadoras de uma forma mais assertiva. Em relação ao ano passado foram acrescentados, até o momento, cinco novas cidades: Garça, Rio Branco, Macapá, Porto Velho e Boa Vista. Nos próximos dias, profissionais de Joinvile e Navegantes também poderão se inscrever. “Estamos abrindo mais oportunidades. São agentes que tinham potencial, mas nunca haviam tido a possibilidade de estar na feira”, reiterou Roman.

OPERADORAS

Ana Maria Berto, diretora da Orinter, Luciane Leite, diretora da WTM-LA, Daniela Roman, presidente da Intermaerican Network, e Adriana Cavalcanti, presidente do Conselho da WTM-LA

Ana Maria Berto, diretora da Orinter, Luciane Leite, diretora da WTM-LA, Daniela Roman, presidente da Intermaerican Network, e Adriana Cavalcanti, presidente do Conselho da WTM-LA. (Rony Bonani)

O número de operadores presentes também foi ampliado. Neste ano serão 42 no total, o que significa que todo o espaço está reservado. Para tornar o evento mais efetivo e atrativo para as operadoras, a WTM-LA contou com a consultoria de Ana Maria Berto, diretora da Orinter Tour & Travel e membro do Advisory Board da feira.

“Tanto o operador quanto o agente devem sair da WTM com um valor agregado. E hoje os agentes já vão com esta percepção de fazer negócios. Esperamos que a feira esteja cada vez mais profissional e amplie o espaço para o Turismo de Lazer”, destacou Berto. “Escutamos o mercado porque queremos ser referência. Nunca antes no Brasil uma feira teve o lazer com tanto espaço”, complementou Leite, reiterando que, com a ampliação do programa Agente da Estrada, serão realizadas cerca de 2 mil reuniões entre agentes e operadores.

CORPORATIVO

O corporativo continua sendo uma das estrelas da feira, agora com uma programação específica nos três dias do evento. A novidade é que este ano o terceiro dia será dedicado ao segmento M.I.C.E (Meetings, Incentive, Congresses and Exhibition). No primeiro dia do evento (2), a Corporate Travel Area recebe entidades e associações ligadas ao setor de viagens corporativas que abordarão, em sessões privadas, temas relativos ao setor.

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, a ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas e a TMG – Travel Managers Group, serão as responsáveis por promover as discussões colaborativas. Já no segundo dia do evento (3), a GBTA – Global Business Travel Association, será responsável por ministrar o debate acerca do segmento junto à plateia e participantes da sessão.

Fechando o terceiro e último dia de evento, a ALAGEV se junta a MPI – Meeting Planners International na Corporate Travel Area para trazer painéis de conteúdo qualificado com foco 100% em M.I.C.E., e será aberto aos participantes do evento.

NOVIDADES

Simon Mayle, diretor da ILTM, Luciane leite, diretora da WM-LA, e Fernando Fischer, presidente da Reed

Simon Mayle, diretor da ILTM, Luciane Leite, diretora da WM-LA, e Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado. (Foto: Rony Bonani)

Uma das principais novidades deste ano é a introdução do Travel Forward, inciativa de sucesso já realizada em outros mercados que a WTM atua. São conferências e seminários sobre o futuro da tecnologia no setor de viagens e hospitalidade. Na mesma linha, também acontece pela primeira vez na feira o programa Women in Travel (Mulheres no Turismo), que já é realizado nas edições da WTM Londres e WTM Africa.

O objetivo central é orientar profissionais mulheres que atuam no mercado investindo em suas carreiras e empreendendo, com conteúdo e mentoria personalizadas. Nesta primeira realização do programa, o Women in Travel terá duração de três horas, dividido em um painel de capacitação, mentoria e coquetel. O programa acontecerá no primeiro dia do evento, 2 de abril, na Networking Area, a partir das 15h.

EXPOSITORES

De acordo com Luciane Leite serão cerca de 600 expositores de 50 países. A diretora do evento ressaltou que a América Latina está quase toda representada, com exceção da Venezuela e da Bolívia. Há também novos expositores como China, Moscou e O Melhor do Caribe. Além disso, retornam ao avento Alagoas, Bahia, Búzios (RJ) e a Serra a Gaúcha. Já o Ministério do Turismo e Estado de São Paulo ampliaram os seus espaços.

Receba nossas newsletters