Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

WTM-LA: hub de eventos e presença latino-americana serão marcas em 2020

Thais Del Ben, gerente de Marketing da WTM-LA e Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Thais Del Ben, gerente de Marketing da WTM-LA e Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Um hub de eventos, com diversas ações simultâneas, e uma feira não só do Brasil, mas da América Latina. São com estas diretrizes que a World Travel Market Latin America segue para sua oitava edição em 2020. Sob a gestão de Luciane Leite, a feira se consolidou como uma das maiores do país, com um total de 19.432 participantes em 2019. Mas os números, ainda que auditados, não são o principal destaque da WTM-LA, mas sim, a forte presença internacional, por meio de expositores e ações paralelas ao evento, e o ecossistema de turismo criado por meio de diversos eventos simultâneos, assim como acontece, e maior escala, na WTM Londres.

“Por conta da força de nosso portfólio temos parcerias fortes como, por exemplo, Phocuswright e o Euromonitor. Nosso foco não são só expositores, a gente se preocupa muito com o conteúdo. Temos também curadores que se preocupam com o melhor conteúdo. O conselho não trabalha apenas pela feira, mas também pelo desenvolvimento do mercado”, destaca Luciane Leite, diretora da WTM-LA.

Dentro desta estratégia de investir conteúdo e no fomento do mercado, a organização apostou em ações que já era sucesso na feira de Londres e que acabaram sendo bem-sucedidas na versão latino-americana do evento. Este é o caso do das sessões de Speed Networking, implantadas em 2018, que seguem para seu terceiro ano.

Outro exemplo é o Travel Forward, evento que aborda o futuro do setor de viagens. O evento que já contou com palestras específicas em 2019, será ampliado em 2020 com mais conteúdo relacionado a inovação e tecnologia, além de expositores relacionados ao tema. A intenção é que o evento cresça ainda mais a ponto de se tornar uma feira paralela, assim como acontece na WTM Londres.

“Lá o Travel Foward já é um evento a parte que segue a agenda da WTM. Aqui ainda não é tão grande, mas esta crescendo. Em 2020 os visitantes que selecionarem o interesse em tecnologia vão receber crachá duplo com a identificação da feira e do Travel Foward, para que possamos aos poucos implantar o mesmo modelo”, explica Thais Del Ben, gerente de Marketing da WTM-LA.

EVENTOS E AÇÕES

Uma novidade de 2020 será a primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável, que vai reconhecer as principais iniciativas da América Latina. Até o momento a premiação já conta com 15 inscritos, sendo dois do Brasil, além de Costa Rica, Peru e Chile.

Outro destaque da edição 2020 é o Women in Travel, que discute a participação feminina na indústria de Tursimo. Já a ação Future You, criada em parceria com o Institute of Travel & Tourism (ITT), trará estudantes de Turismo ao evento para ouvir profissionais de diversos segmentos da indústria.

Em 2020 também retornará o programa “Agente na Estrada”, que trará profissionais de todos os estados do Brasil para participar da feira e de uma agenda de eventos em parceria com expositores do evento.

“Trazemos agentes de todo o Brasil e a partir dai montamos a agenda. São eventos em muitos casos de com destinos que não querem estar presente com estandes, mas querem ações. Queremos ampliar para 900 agentes de viagens em 2020. Esses parceiros têm a manhã e a noite disponível, porque durante o dia os agentes têm que estar em nosso evento”, explica Luciane Leite.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Além de estabelecer como um hub de eventos, a WTM-LA também quer ampliar ainda mais sua presença internacional, principalmente reforçando a participação de destinos e empresas latino-americanas. “O nosso maior desafio é que as pessoas entendam que é um evento de todos. Este ano temos todos os países da América do Sul presentes, com exceção da Venezuela. É uma feira latino-americana” ressalta Luciane Leite.

Esse “reforço latino-americano” terá destaque não só entre os expositores, mas também no conteúdo, nas ações e ativações durante o evento. “Queremos tornar o evento latino-americano. Temos mentores da América Latina inteira e a ideia é ser um evento internacional. Vamos  cada vez mais reforçar o nosso caráter de América Latina e tratemos cada vez mais referências da região para o evento”, completa Thais Del Ben.

A WTM-LA acontece entre os dias 31 de março e 2 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

Receba nossas newsletters