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2021: o Ano do Turismo

O tema da Convenção de Vendas da Flyworld, “2021 – o Ano do Turismo”, além de otimista, nos chama a atenção para nos prepararmos para o turismo pós-vacina.

Sabemos que 2020 foi um ano difícil para as agências de viagens no mundo todo. A pandemia acabou com as nossas certezas e, como numa montanha russa, nos deixou de cabeça pra baixo. Nos fez questionar nossos caminhos e nossas escolhas até aqui. Mas também trouxe uma pausa para a reflexão, mostrando a necessidade de sair da zona de conforto e de se adaptar ao “novo” turismo, transformado pela Covid-19.

Apesar das grandes dificuldades vividas pelos agentes de viagens em 2020, podemos esperar que 2021 traga diversas oportunidades para aqueles que estão atentos às novas necessidades dos viajantes e às mudanças do mercado.

Um estudo realizado pela Phocuswright e Travelport em agosto de 2020 evidencia algumas dessas oportunidades para as agências de viagens. Foram entrevistadas 5 mil pessoas ao redor do mundo, que fizeram pelo menos uma viagem no último ano. Dentre as principais conclusões, uma grande notícia: 33% dos turistas recorre mais ao agente de viagem que antes da pandemia, 49% continua recorrendo ao agente de viagem e apenas 18% pretende diminuir uso do profissional.

É fato que os viajantes que contaram com ajuda do profissional para alterar, remarcar ou cancelar suas viagens na pandemia tiveram muito menos problemas (e prejuízo) do que aqueles que haviam comprado direto dos fornecedores.

Essa já é uma grande razão para os turistas confiarem suas viagens dos sonhos ao agente de viagem. Mas o estudo da PhocusWright também mostra que os clientes que optam pelas agências de viagens querem: informação sobre segurança (65%), capacidade de gerenciar as mudanças (23%), confiança (7%) e resolução de problemas complexos (5%).

Portanto, nunca houve melhor momento para o agente de viagem. A pandemia evidenciou seu valor, escancarou sua importância e evidenciou a comodidade de se comprar com o agente de viagens.

Mas, se por um lado a pandemia trouxe essa grande oportunidade, ainda são pouquíssimas as agências que conseguem “embalar” sua expertise e colocar na prateleira certa do mercado turístico.

É fundamental que as agências saibam promover e divulgar sua proposta de valor, seu diferencial. As ferramentas digitais estão aí e devem ser usadas estrategicamente para atrair e seduzir o cliente certo.

Com oinício da vacinação no Reino Unido, agora em dezembro, observou-se aumento das reservas na Páscoa. E esse deve ser o movimento que veremos por aqui. Portanto, precisamos nos preparar.

De acordo com pesquisa realizada pelo Google em julho 2020, 4 em cada 10 brasileiros dizem que a primeira coisa que desejam fazer depois da quarentena é viajar. Além do tempo trancado em casa, o excesso de trabalho online, a falta de convívio social e de contato com a natureza contribuem para essa grande vontade de viajar.

Será uma espécie de novo luxo, de recuperar o prazer. Podemos esperar viagens com maior ticket médio ou até com upgrade. Uma espécie de compensação (ou de celebração) por termos superado a pandemia.

E o agente de viagem transformado está aí. Pronto para aproveitar essas oportunidades, unindo sua expertise à tecnologia para realizar os sonhos dos seus clientes.

 

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