Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

Cinco inovações que impactam o turismo em 2019

Vivemos a era da Transformação Digital e o turismo é um setor que ao mesmo tempo é testemunha e protagonista, já que sempre utilizou diversas ferramentas tecnológicas.A tecnologia focada no setor de viagens praticamente tornou-se uma nova indústria e há diversas startups que surgem com novas ideias e soluções bem inovadoras para mudar a maneira como viajamos.

Compartilho algumas inovações que deverão impactar o turismo em 2019:

1. Reconhecimento facial nos aeroportos

Os aeroportos estão cada vez mais congestionados e muitos já recorrem à tecnologia para lidar com o excesso de passageiros. A biometria e o reconhecimento facial não são tecnologias novas, mas agilizam os processos, principalmente, na checagem dos passaportes, onde uma máquina combina o rosto com a foto no passaporte.Em breve essa mesma tecnologia poderá ser usada para eliminar os cartões de embarque físicos, usando apenas o reconhecimento facial dos passageiros. Será possível também procurar rostos na multidão e encontrar clientes atrasados para o embarque.

2. Monitoramento dos preços

Diversos sites que vendem hospedagem prometem “o melhor preço” e muitos oferecem a opção de cancelar um quarto reservado até alguns dias antes da viagem. Isso não é novidade.Mas agora, o Pruvo vasculha a web em busca de preços mais baixos. A variação dos preços dos hotéis pode chegar a 40% entre o dia da reserva e o do check in. Dessa forma, esse serviço gratuito rastreia quedas de preço para suas reservas de hotel existentes e notifica se ele detecta um preço melhor para o mesmo quarto de hotel.Muito bom para quem viaja e grande desafio para distribuidores de hotéis.

3. O Netflix das viagens

Se assinamos serviços para ouvir música e assistir filmes, por que não fazer o mesmo com as viagens? A recém criada Be Right Back é baseada no Netflix e cobra 50 libras por mês e organização de 3 viagens para destinos europeus por ano. Funciona como uma poupança para aqueles que adoram viajar.

4. Monetização das viagens

O sonho de todo blogueiro, influencer e viajante amador é poder monetizar suas viagens e viajar ainda mais. Uma nova plataforma, chamada IQplanner permite isso.O viajante escreve sobre sua viagem assim que volta pra casa, incluindo menções às empresas que usou. A plataforma mantém relações comerciais com os principais sites de viagens do Reino Unido e mostra os roteiros para outros viajantes. Esses sites pagam ao IQPlanner pelo tráfego de pessoas que leem os roteiros, que por sua vez pagam aos viajantes.

5. Reserva de hotel por meio de assistente de voz no Google

O Google lançou recentemente dois novos recursos que afetarão a maneira como os viajantes gerenciam seus voos ou reservam suas acomodações, utilizando comando de voz.Com o Google Assistente, os usuários podem agora procurar seus próximos bilhetes de avião, obter preços e acompanhar o status do voo,além de realizar o check in do voo, salvar ou recuperar seu cartão de embarque com seu smartphone Android ou iOS .Nos Estados Unidos, essa opção já está ativa na United Airlines. Se o usuário fizer uma reserva e a confirmação do voo for feita através do Gmail, o Assistente envia uma notificação por telefone para lembrá-lo de que o check in está disponível.O viajante também pode dizer “Google, faça o check in do meu voo” ou “mostre meu cartão de embarque”. Da mesma forma, o usuário pode pedir ao assistente do Google para reservar o hotel x, em determinada data.Por enquanto essas facilidades estão ativas nos Estados Unidos, mas deve chegar a outros cantos do mundo logo.

Essas são algumas das novidades para 2019. Certamente veremos muitas inovações tecnológicas facilitando nossas viagens. Será que vamos chegar ao ponto de sentir falta das viagens analógicas, quando ficávamos desconectados, mas totalmente inseridos no destino e no prazer das férias? Mas esse é o assunto para uma próxima coluna

Fonte: Smarttravel.news

Receba nossas newsletters