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5 Megatendências do Turismo

Vivemos uma era de mudanças muito aceleradas. Forças globais mudam a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos a um ritmo nunca visto. O futuro do turismo será determinado pelas empresas e destinos que proporcionarem experiências únicas e significativas, aproveitarem o poder das redes sociais, oferecerem serviços personalizados aos viajantes e que estiverem comprometidos com a sustentabilidade. Essas são as principais conclusões do novo estudo da WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), que foi realizado pela Bloomberg Media e divulgado em evento exclusivo na Fitur Madrid. Eu me senti muito honrada com o convite e compartilho uma síntese das cinco megatendências do turismo:

1. Uma nova realidade
A sociedade moderna, movida pela experiência, é alimentada pelo desejo de enriquecimento pessoal.As experiências online e offline estãose tornando cada vez mais integradas, tudo faz parte da mesma vivência: do consumo ao compartilhamento nas redes sociais. De acordo com o estudo, 77% dos Millennials nos EUA afirmam que as experiências criam lembranças inesquecíveis e os fazem sentir maisconectados à família e aos amigos.O turismo pode (e deve) criar oportunidades únicas que atendam diretamente a essa mudança de valores, aproveitando esse desejo dos consumidores globais.

2. A vida reestruturada
A economia compartilhada e a flexibilização do trabalho, que cada vez mais pode ser realizado à distância, estão redefinindo relacionamentos pessoais e profissionais, e criando novas expectativas para o trabalho e para a vida.A pesquisa aponta que em 2027 cerca de 50% dos trabalhadores americanos serão freelancers. Esse dado demonstra a mudança significativa no mundo do trabalho em apenas 8 anos.Fluidez, autonomia e engajamento social estão crescendo,ao mesmo tempo que reduzem os limites entre trabalho e lazer.Essas novas tendências econômicas e de estilo de vida são extremamente benéficas para a indústria de viagens, que deve acompanharo surgimento de novas oportunidades.

3. Dados são revolucionários
Os dados gerados pela Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, tornaram-se a força motriz de qualquer organização (privada ou pública), possibilitando avanços sem precedentes.
Essas tecnologias proporcionam uma capacidade sem precedentes de entender e prever melhor os resultados, tornando-se o eixo central de novas estratégias e planos de negócios. Elas oferecem enormes oportunidades para o turismo, à medida que permitem total personalização dos serviços, um aspecto cada vez mais demandado pelo viajante conectado. Para isso, aspectos como confiança e privacidade dos dadossão cada vez mais relevantes.

4. O poder redistribuído
As mudanças demográficas e de poder, do Ocidente para o Oriente, estão redefinindo os centros de influência e remodelando o mundo dos negócios. O crescimento da classe média na Ásia terá efeitos significativos para o turismo global, como já começamos a ver, com o incremento dos fluxos turísticos no continente e no resto do mundo.Isto significa que a indústria de viagens precisa acompanhar e se adaptar às novas demandas e,principalmente, aos novos perfis de viajantes.

5. O consumo reinventado
Riscos ambientais, conscientização do consumidor e necessidade de usar os recursos com mais eficiência estão impactando diretamente nas decisões de consumo.Soma-se a isso, os novos estilos de vida que estão influenciando a tomada de decisão das gerações mais jovens.Práticas e iniciativas de responsabilidade social e/ou ambiental serão cobradas pelos consumidores. Apostar na sustentabilidade pode ser uma estratégia robusta de crescimento para destinos e empresas do setor de turismo.

Nesse novo panorama, a certeza é que as empresas que vão sobreviver são aquelas que melhor se adaptam às mudanças e não necessariamente as que são mais sólidas e tradicionais. Bem vindo ao futuro do turismo!

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